Qlik Answers: otimize a análise dados com IA
O uso de dados não estruturados é um empecilho para as empresas, por conta da dificuldade de encontrá-los em meio…
O debate sobre inteligência artificial avança rapidamente. Agora, empresas deixaram de enxergar a IA como uma ameaça e, cada vez mais, a agregam na rotina de processos. Como forma de facilitar a adoção dessa tecnologia nas organizações, a Qlik anunciou o lançamento de duas novas ferramentas para a análise de dados: Qlik Answers e Qlik Talend Cloud.
Elas foram divulgadas no Qlik Connect 2024, realizado na Flórida, nos Estados Unidos. O time da Toccato marcou presença no evento, para trazer para os clientes as mais novas soluções de Business Intelligence do mercado.
Neste cenário, de inovação voltada para data, as ferramentas da Qlik se destacam, pois solucionam dores de empresas por meio da inteligência artificial, de forma intuitiva e transparente. Vamos conhecê-las a partir dos seguintes tópicos:
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, sobre o uso da inteligência artificial em empresas brasileiras, aponta que 72% dos executivos consideram a IA como o principal investimento para 2024.
Apesar disso, 58% dos entrevistados afirmam que estão em um momento exploratório e apontam problemas, como falta de mão de obra especializada, segurança e privacidade de dados e falta de entendimento de como aplicar a tecnologia nas organizações.
Neste cenário, Qlik Answers descomplica a adoção da inteligência artificial em empresas. A partir da IA generativa, a ferramenta transforma a maneira que usuários acessam e analisam dados não estruturados. De maneira plug-and-play, ela possibilita a tomada de decisões em tempo real.
No Qlik Answers, o usuário consegue carregar dados não estruturados, como apresentações PowerPoint, documentos em PDF e Word. Em seguida, é possível interagir com a plataforma e até mesmo fazer perguntas.
Ela, então, as responde e mostra de qual documento o resultado foi embasado, o que gera transparência na análise de dados.
Essa tecnologia é uma solução fácil de implementar nas empresas e pode funcionar como um complemento ao Qlik Sense. Ela é especialmente interessante, pois soluciona o problema de empresas com arquivos em acervo, que não conseguem ser integrados com novos dados estruturados.
Além disso, ela inova ao usar a inteligência artificial generativa internamente. Até o momento, ela era usada de forma externa, para buscar informações ou programações gerais.
Universo dos dados: como ter os dados no centro de tudo
Outra novidade lançada pela Qlik é a Qlik Talend Cloud. Ela unifica diversas ferramentas em uma só plataforma e fica responsável desde a qualidade dos dados até a escalabilidade em segurança deles.
Setores, como saúde, marketing, comercial e recursos humanos podem usar essa ferramenta. Um dos diferenciais é de que ela vai além da análise preditiva. Isso significa que a Qlik Talend Cloud consegue elucidar os fatores de influência que determinam a predição.
Dessa forma, a empresa pode agir sobre eles, tanto para evitar um problema, como para prever uma tendência positiva.
Como a Análise Preditiva está moldando o futuro dos negócios
Além disso, essa tecnologia promove accountability nas organizações, já que cada área pode criar produtos de dados e ficar responsável pela informação gerada. A partir desses relatórios segmentados, um departamento consegue usufruir da data referente ao outro. Na prática, essa é a democratização da governança e análise de dados.
A inteligência artificial chama a atenção pelas diversas alternativas que vem trazendo, cada mais completas e direcionadas para as dores de cada segmento. Contudo, a IA não é a solução para todos os problemas.
Ela funciona como um carro, que nos transporta mais rapidamente de um ponto a outro. Durante o destino, o trajeto pode ser mais confortável, mas, ainda sim, é necessário que alguém conduza o veículo para alcançar o destino desejado de forma segura.
O mesmo acontece com a inteligência artificial. No caso da análise de dados, a base precisa ser sólida, segura e confiável. As informações demandam tratamento, para verificar se elas não estão repetidas, incompletas ou se vieram de fontes verídicas. Veja como fazer isso, na prática:
Quando a base de dados não é sólida, a empresa corre o risco de direcionar toda a potência da inteligência artificial em resultados negativos, a partir de insights não valiosos.
A Qlik conta com diversas ferramentas, que podem se complementar entre si. Elas permitem a produção de insights personalizados, visualização de data, segurança de informações, tomada de decisões assertivas, planejamento estratégico, detecção de problemas e, claro, aumento da competitividade no mercado.
Contudo, para entender quais delas são essenciais para trazer resultados inovadores para o seu negócio, é necessário ter uma consultoria com os especialistas da Toccato.
A partir do atendimento, é possível entender a maturidade de dados da empresa, qual estágio de Business Intelligence ela se encontra, quais os objetivos a serem alcançados com a análise de dados e muito mais.
Entre em contato e descubra como a Qlik e tantas outras ferramentas podem descomplicar o seu negócio!
O uso de dados não estruturados é um empecilho para as empresas, por conta da dificuldade de encontrá-los em meio…
No setor supermercadista, a BI é capaz de aprimorar a previsibilidade financeira, fortalecer relações com fornecedores e oferecer uma visão…
A Denodo Plataforma 9.0 é um marco na evolução da análise de dados por meio da virtualização, pois oferece consultas…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados