Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Como a integração de dados pode ajudar sua empresa a crescer?

Como a integração de dados pode ajudar sua empresa a crescer?


O seu negócio ainda conta apenas com planilhas para armazenar informações? Você corre um sério risco de ficar para trás no mercado. Isto porque a solução do futuro que ganha cada vez mais força nas grandes startups é a integração de dados.

Este recurso permite fazer toda a coleta e tratamento de registros de uma organização. Assim, torna-se mais fácil extrair insights valiosos que podem ser a chave para o sucesso da sua companhia.

A inovação não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para aumentar o desempenho dos colaboradores e manter a sua empresa competitiva.

Afinal, esse recurso oferece uma análise precisa da sua corporação, além de facilitar a comunicação e a administração interna. O que faz com que a tomada de decisão seja mais assertiva.

Dessa forma, se você também está pronto para adotar esta estratégia e tornar o seu negócio chamativo para diferentes clientes, continue a leitura! No post de hoje, vamos explicar o que é a integração de dados e como ela pode beneficiar a sua startup.

Vamos nessa?

Integração de dados: como funciona? 

 

É fato: a transformação tecnológica chegou

Por isso, é fundamental que as empresas estejam prontas para alcançar a maturidade digital.

Até porque não é segredo para você que a rotina organizacional gera uma quantidade enorme de dados todos os dias. Mas, geralmente, esses registros ficam armazenados em sistemas desconexos de softwares.

O problema deste cenário é que ele torna praticamente impossível realizar a análise 360º de uma companhia. Neste contexto, a integração de dados surge como uma alternativa para este desafio.

Isto acontece porque estas ferramentas permitem realizar a gestão de dados de uma corporação em tempo real e em um só lugar. Dessa forma, a administração operacional é simplificada com processos mais ágeis.

Além disso, a integração de dados entre sistemas também é responsável por gerar: 

  • Conhecimento rápido;
  • facilmente entendível;
  • Informações atualizadas a todo momento. 

Isso torna mais fácil a criação de insights para o crescimento do negócio.

Como aplicar em minha startup?

Para aplicar esse recurso em uma startup é preciso primeiro pensar em quais objetivos se tem com ela. Tendo em vista a natureza desse tipo de organização, em que as ideias tomam proporções escaláveis, com chances rápidas de crescer, é necessário garantir que a velocidade e qualidade da informação existam.

Desse modo, as diferentes áreas envolvidas poderão se beneficiar dos dados catalogados e inseridos em análise para aproveitar oportunidades e ter um bom time-to-market.

Portanto, para aplicar a integração de dados, alguns passos podem ser seguidos, como:

  • Definir indicadores de performance para o cenário interno e externo da empresa. Com KPIs bem estruturados, você vai conseguir acompanhar diariamente dados sobre o desempenho da startup;
  • Integre esses registros à sua estratégia, tanto no nível de concepção, quanto operacional. Isso significa que os relatórios gerados a respeito desses indicadores (o que você consegue facilmente com uma ferramenta) irão basear as tomadas de decisões e discussões em reuniões ou durante o brainstorm;
  • Configure os softwares que trabalham com dados para considerar essa análise de informação constantemente;
  • Avalie os arquivos gerados para verificar onde estão possíveis oportunidades de negócio, o que tornará a sua companhia mais competitiva.
  • Como a integração de dados beneficia a minha empresa?

    A verdade é que quando uma empresa investe na integração de dados entre sistemas, ela está investindo também — e, principalmente — em rotinas operacionais e assertivas. E isto pode trazer grandes resultados para um negócio.

    Assim, os benefícios começam desde a economia de tempo e esforço dos colaboradores para realizar a análise de dados. O que representa mais disponibilidade para focar em tarefas que geram impacto comercial.

    Neste sentido, o índice de erros também tende a cair com a disponibilidade de acesso organizado e direcionado em todos os registros necessários para desenvolver um bom trabalho.

    Além disso, esse recurso também representa um ponto determinante em termos de custo-benefício. Afinal, esta estratégia reduz os gastos para manter diversos sistemas ativos, já que concentra os arquivos em um único lugar.

    Confira mais sobre os pontos fortes da integração de dados a seguir:

    Maiores insights de negócios

    Entre as maiores vantagens, como já foi falado, está a geração de maiores insights de negócio. 


    Tendo análises mais completas, com dados cruzados de diversas fontes, a interpretação sobre a realidade da startup aumenta. Isso traz mais compreensão em relação ao público-alvo e ao comportamento de mercado.

    Consequentemente, mais ideias de otimização de mercado e inovação podem surgir.

    Produtividade da equipe

    Imagine o tempo que as equipes muitas vezes utilizam tentando descobrir a origem de algum gargalo. Ou então analisando que tipo de mudança positiva podem fazer para melhorar algum setor ou produto.

    Com a integração de dados esse trabalho é facilitado. Os colaboradores já encontram essas informações “prontas” e disponíveis, o que otimiza prazos e ajuda a focar no produto alvo da sua startup.

    Otimização de processos

    Mediante a liberação de tempo para desenvolver soluções e ir direto ao ponto no que precisa agir no negócio, os processos são otimizados.


    Além de mais agilidade, a equipe tem maior confiabilidade nas análises e mais certeza para tomar atitudes com precisão.

    Como a QLIK ajuda na integração de dados da minha empresa?

    A QLIK é uma plataforma de negócios que ajuda outras empresas a otimizarem sua gestão de dados de maneira inteligente. 

    Para isso, ela desenvolveu uma ferramenta de integração de dados simples, eficaz e atualizada em tempo real na nuvem. Além de oferecer soluções de análise multi-cloud ponta-a-ponta.

    Tudo isto por meio de respostas específicas para as necessidades do seu negócio. Mas, se você ainda não está convencido, confira algumas das principais das principais soluções da Qlik.

    Qlik Replicate

    O Qlick Replicate auxilia empresas a replicar, sincronizar, distribuir, consolidar e ingerir bancos de dados, data warehouses e plataformas de big data de maneira simplificada e eficiente.

    Assim, ele oferece a possibilidade de realizar a integração de dados com facilidade, segurança e menos impacto operacional.

    Qlik Compose for Data Warehouse

    O Qlik Compose é um recurso de abordagem visual para acelerar e simplificar o projeto, o desenvolvimento, o teste, a implementação e as atualizações do data warehouse.

    Dessa forma, ele reduz o tempo, o custo e o risco de projetos de BI, seja on-premise ou na nuvem.

    Qlik Catalog

    O Qlik Catalog também é uma ferramenta interessante para gerenciamento e integração de dados corporativos. 

    Isto porque ele pode criar um catálogo seguro de todas as informações que uma empresa tem disponível, organizá-las de maneira confiável e entregá-las para o usuário prontas para serem usadas.

    Com isso, é fácil entender como a integração de banco de dados é fundamental para se ter uma visão completa das informações e dos processos internos de uma empresa. 

    E, principalmente, como isso auxilia na tomada de decisões mais assertivas, otimização de sistemas e rotinas e acompanhamento de KPIs. 

    A Toccato te ajuda nessa!

    Se você quer ver toda essa transformação acontecer no seu negócio, a Toccato te ajuda nessa!

    Sua empresa não precisa fazer tudo sozinha e pode contar com um time de especialistas para te ajudar a entender quais são as reais necessidades da sua empresa  e que tipo de soluções poderiam te ajudar nesse desafio.

    Nós ajudamos os clientes a maximizar o potencial de seus dados em cada fase, transformando as informações em decisões.

    Tudo o que sua empresa precisa para ser ágil, certeira e competitiva, para crescer no mercado! 

    Entre em contato conosco, temos a solução ideal para você! Aproveite também para baixar o nosso e-book gratuito para saber como o Big Data pode ajudar na fidelização de clientes! 

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Como utilizar o Qlik Replicate para integração de dados

Como utilizar o Qlik Replicate para integração de dados


Você já conheceu o Qlik Replicate? Ele é uma ferramenta poderosa que permite que as organizações integrem diversas fontes de…

Leia mais