Companhia voltada para o agronegócio enxergou na plataforma de análises QlikView uma solução para obtenção de informações de forma ágil e rápida para acompanhar safras e trabalhar com sazonalidade.

 

Sediada no Mato Grosso e com mais de 30 anos de atuação no mercado de agronegócio, a Agro Amazônia atende hoje, com seus 450 colaboradores, principalmente os setores agrícola e pecuário do Brasil. O negócio da companhia gira em torno de distribuição de insumos agropecuários e hoje está presente também em Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará e com planos de extensão das atividades para Mato Grosso do Sul. Em 2015, a multinacional japonesa Sumitomo Corporation adquiriu 65% das ações da companhia, uma parceria que tem oferecido oportunidades para o aumento da participação da empresa na cadeia de negócios dos clientes. A expectativa é encerrar 2017 com faturamento superior a R$ 1 bilhão.

Assim como na grande maioria das empresas, cada setor precisa de dados e informações que os possibilite fazer um balanço e tomar decisões estratégicas que visam melhorar a atuação da companhia frente ao mercado. Em 2011 essa demanda por informações precisas e ágeis fez com que a Agro Amazônia sentisse a necessidade de uma solução de BI, e neste momento o QlikView foi o escolhido. O projeto foi integralmente desenvolvido e implantado pela Desq, canal da companhia de tecnologia Toccato, maior distribuidora Qlik no Brasil.

A escolha do QlikView veio a partir de uma junção de fatores, primeiramente era necessário disponibilizar uma ferramenta de fácil operação e interação com usuários, em seguida, a implantação deveria ser imediata e eficaz e, além disso, que o sistema possuísse uma autonomia para que a empresa não dependesse diretamente do fornecedor para mudanças do dia a dia.  “O Qlik foi o que nos atendeu nos três requisitos. A partir de quando optamos pela contratação, após 30 dias já estava tudo em funcionamento. O departamento de TI estava passando por um momento muito crítico, pois diversas áreas de negócio nos solicitavam dados brutos, geralmente urgentes para análises gerenciais, que seriam posteriormente trabalhados pela área solicitante. Desta maneira, as informações obtidas não eram conciliadas entre as áreas e portanto surgiam dúvidas com relação à veracidade dos números apresentados, o que gerava outra demanda para a área de tecnologia que era a análise de resultados inconsistentes”, afirma Helen Cavalcante, Gerente de TI da Agro Amazônia.

 

Além do desencontro de informações e sobrecarga da área de TI, antes da operação ser baseada na utilização do QlikView, todos os dados brutos eram organizados em softwares não especializados, no qual as informações extraídas não podem ser confiáveis, uma vez que cada colaborador a constrói de uma maneira. E essa era apenas uma parte do problema enfrentado pela companhia de Agrobusiness, a demora na obtenção desses dados, era mais um fator de peso para que o setor de TI deixasse os próprios projetos em segundo plano.

Hoje, o QlikView é utilizado por todos os gestores da Agro Amazônia, incluindo liderança comercial e administrativa. Todos os painéis são acessados diariamente para acompanhar: metas de vendas, rentabilidade, orçamentos, demandas, estoque e todo o ciclo financeiro. Realizar esse tipo de supervisão é fundamental, em especial para uma empresa que lida com a sazonalidade e safras de produtos diferentes.

De acordo com Rogério Faria, sócio-diretor da companhia de tecnologia Desq, hoje o Qlik se tornou ferramenta indispensável para as operações da Agro Amazônia. “O feedback que recebemos é extremamente positivo, uma vez que toda análise de metas e decisões estratégicas da companhia são decididos com base nas informações do QlikView”, pontua.

A experiência com a utilização da solução de análise tem sido tão positiva que a Agro Amazônia adquiriu recentemente o NPrinting, plataforma de criação de relatórios, que são gerados a partir do Qlik. A decisão de obtenção da nova ferramenta surgiu a partir de uma análise dos diferentes perfis de gestores que utilizam o Qlik, e então a percepção de que uma parte do público não explorava a solução da forma que deveria, sendo assim, os relatórios gerenciais serão uma importante ferramenta para garantir o conhecimento e a ciência dos resultados por parte de cada líder, independente da sua interatividade direta com os dashboards da plataforma Qlik.

“Acreditamos que juntando o conhecimento da Agro Amazônia em seu negócio, com a experiência da Toccato e Desq em tecnologia de business Intelligence, podemos ofertar a melhor solução para análise de informações bem como para tomadas de decisões importantes em tempo real”, afirma Fabio Mello, Diretor Comercial Canal da Toccato.

Ter uma solução de Business Intelligence em qualquer companhia, pode ser uma iniciativa da área de negócios, ou da área de TI, e neste último caso, os gestores de tecnologia devem se sentir encorajados a introduzir essa ferramenta de apoio para o dia a dia dos negócios, como foi na Agro Amazônia. “Quem chegou com o Qlik fomos nós da área de TI, e por isso tivemos que fazer alguns ajustes para adequar ao setor de negócios. O fato é que hoje, manter a operação dessa forma nos torna mais competitivos, uma vez que temos a informação confiável e de forma rápida. No agronegócio, se não tivermos essa agilidade, em especial nas épocas de início das safras, e demorarmos para traçar uma estratégia, ficamos para trás, uma vez que esse mercado é realmente muito dinâmico”, finaliza Helen.

Fonte: Revista Amazônia

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