5 dicas para você realizar uma boa otimização do banco de dados
A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização.…
Vivemos em um cenário onde milhares de dados são constantemente compartilhados e estão disponíveis para serem utilizados em estratégias e análises de diversos setores do mercado, para poder aplicar essa nova realidade em decisões comerciais, foi criado o conceito dos dados acionáveis.
Saber transformar dados em oportunidades e insights é uma chance única de impulsionar e desenvolver o seu negócio. É neste espaço que os dados acionáveis fazem morada e servem como estrutura para a tomada de ações que irão atingir e converter seus clientes.
O texto que você está lendo neste momento trará a definição de dados acionáveis, bem como seus principais benefícios e sua influência na jornada de compra do cliente.
A partir destas informações será possível entender a utilidade que eles possuem ou poderiam ter dentro do seu propósito de negócio. E então, elaborar a melhor estratégia para aumentar sua receita.
Antes de tudo, é importante entender a relação direta entre dados, comportamentos e insights, visto que esta será nossa matéria prima.
Como já mencionado anteriormente, nossa sociedade vive rodeada por dados e nosso comportamento não poderia ficar de fora dessa. Os registros e compartilhamentos de dados que revelam traços de nossos comportamentos são inúmeros e onipresentes.
Quando alguém curte determinada página em uma rede social, conversa com pessoas no meio virtual, realiza uma compra ou faz pagamento através da internet.
Todos esses fatores são alguns exemplos de dados que são armazenados e que revelam padrões, interesses ou características pessoais.
Os insights chegam quando esses dados são analisados e tornam-se informações, os traços de comportamento são identificados e a partir daí, estratégias e ações são pensadas para atender a estes clientes. Continue conosco e saiba mais!
Os dados acionáveis são as informações que foram coletadas e analisadas e possibilitam a tomada de decisão ou elaboração de uma estratégia dentro do negócio. São resultados de análises de dados maiores, onde são selecionadas apenas as informações que serão úteis no momento de elaboração de um plano de ação.
Existe uma relação direta dos dados para com as métricas acionáveis. Elas possuem o mesmo princípio de atuação, porém são mais voltadas para medidas, permitindo um gerente ou líder tomar decisões e elaborar um plano de atuação para o negócio.
Ambos resgatam muito das dores e da realidade da jornada de compra ou do ambiente organizacional, revelando pontos a serem trabalhados ou desenvolvidos através de insights.
Patti Dodgen, CEO da empresa Helix, elencou os aspectos dos dados acionáveis em cinco segmentos, são eles:
Abordando que os elementos das informações e dos dados estejam legíveis, corretos e válidos.
Referindo-se às modalidades de dados, modalidades de dispositivos e proficiência dos usuários.
Sobre a troca e a disponibilidade de dados: interoperabilidade, persistência e disponibilidade virtual.
Os dados precisam estar completos, organizados, duplicados, seguros e com definições consistentes.
Diz respeito ao contexto, análise dinâmica, consistência semântica, lógica e taxonomias atualizadas.
Nesta etapa, vamos retomar a conversa sobre a presença dos dados dentro da rotina do seu negócio. É importante deixar bem claro, de forma mais técnica, a diferença entre as noções de dado, informação e insight.
Dados são um produto mais bruto, são fatores não estruturados e que geralmente estão no formato de texto ou números.
As informações, por outro lado, são permeadas pelo contexto. São dados que já foram preparados e processados, coletados e organizados em um formato mais legível.
Os insights são desenvolvidos e criados a partir da análise das informações e dos dados, propondo-se conclusões e planos de ação.
Dentro desse sistema, os dados acionáveis irão ser extremamente úteis para a criação de insights por que já foram analisados e preparados, além de serem derivados diretamente dos clientes ou possíveis clientes do negócio.
Além disso, outros motivos para aderir a eles são: oportunidade de evoluir o marketing orientado a dados da sua organização; otimizar experiência do cliente, organizar de forma eficaz o seu estoque; e ainda, expandir a carteira e aumentar sua receita, é claro!
Partindo dos motivos para utilizar dados acionáveis, particularmente focando no impulsionamento das vendas e no aumento da receita, listamos alguns conselhos e tópicos de boas práticas que irão fortalecer a presença dos dados no seu negócio.
É necessária uma base de dados uniforme e a centralização das informações dos clientes em um único local, simplificando as análises. Quando os dados estão armazenados em diferentes lugares há um atraso na busca por uma visão 360°, dificultando uma tomada de decisão.
Pense em centralizar, organizar todos os dados e desenvolver métricas e KPÌs que auxiliem na monitoração do seu cliente, facilitando no momento de prever comportamentos.
Esta etapa diz respeito aos dados que você acaba perdendo de vista e que podem dizer muito sobre o seu cliente. É através dos rastros deixados por ele ao longo da jornada que você poderá entender mais do comportamento real do mesmo.
Uma dica ótima envolve a separação dos seus clientes em grupos com perfis que se assemelham. A prática, que já é antiga no mundo do marketing, retorna com um reforço dos dados e de uma comunicação muito mais assertiva.
Juntando as segmentações eficazes com estratégias personalizadas para cada grupo, o resultado aponta diretamente para o sucesso. Com acesso a padrões de comportamento, você poderá pensar em uma estratégia que envolva uma abordagem condizente com a ação dos clientes.
O maior benefício da utilização dos dados acionáveis, sem dúvida, é a geração de insights e ações com base em análises. O seu negócio poderá, através dos dados, prever as necessidades e oportunidades da base de clientes e pensar em uma ação que gere valor e aumente as vendas.
Após muitas análises de dados, chegou o momento de automatizar os processos. Quando sua estratégia de dados está amadurecida, as atividades fluem de uma forma mais dinâmica e os profissionais podem se dedicar a geração de insights.
Por último, e não menos importante, algumas dicas para aproveitar os melhores dados para o seu negócio:
Quer saber mais sobre dados acionáveis ou contratar um sistema de análise de dados para ajudar a impulsionar seu negócio? Acesse este link e venha transformar dados em decisões junto com a Toccato.
A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização.…
Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar! Texto: A análise exploratória…
Defeitos Resolvidos Maio de 2022 Chave Título Descrição QB-5766 Qlik Cloud: A planilha com visualização dinâmica é “publicada” ao tentar…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados