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O que é e por que investir em gestão de equipes?

O que é e por que investir em gestão de equipes?


Dentre as atividades mais desafiadoras de uma empresa, a gestão de equipes é uma das mais complexas, pois os colaboradores lidam diretamente com tarefas que fazem a empresa seguir em frente e, por esse motivo, é essencial acompanhá-los para checar se tudo está sendo feito como planejado. Só assim é possível coletar informações para definir estratégias que aumentem a produtividade e garantam a assertividade da tomada de decisões.

Neste artigo, você conhecerá como esse tipo de gestão funciona e qual a sua importância, além de ter acesso a uma pequena lista de vantagens. Boa leitura!

Qual a definição de gestão de equipes?

A gestão de pessoas é um conjunto de métodos que busca os melhores resultados para os colaboradores. Ela gerencia a performance de cada um, sustentando, especialmente, a motivação e o comprometimento.

Essa metodologia atua no balanceamento das tarefas designadas e no monitoramento dos resultados atingidos — o que reflete tanto nos recursos para realizar as atividades quanto no ambiente corporativo.

Com a instabilidade econômica atual, ter uma equipe empenhada é fundamental. Dessa forma, a probabilidade de os clientes voltarem a comprar é maior, pois, devido à boa experiência oferecida pela sua marca, eles se sentirão mais confortáveis e seguros em adquirir um produto ou serviço novamente.

Qual a importância da gestão de equipes?

O trabalho em equipe é essencial para qualquer empresa, porém deve ser coordenado corretamente. Quando um gestor monta um grupo de pessoas e as deixa sem as orientações, os treinamentos e os ajustes necessários, elas podem ficar totalmente acomodadas e perdidas. Isso pode prejudicar projetos importantes, fazendo a produtividade da empresa cair por completo.

A ação principal da gestão de equipes é delegar responsabilidades, de forma que cada colaborador — dentro de seu ramo de atividade, habilidades e experiências — possa realizar sua tarefa da melhor forma possível, com motivação e qualidade. Entretanto, essa função não é tão simples assim. Saber montar uma equipe produtiva exige a análise de cada profissional, não apenas pelos seus conhecimentos e experiências, mas também por outras capacidades, como:

  • solucionar, com competência, problemas diversos;

  • oferecer ajuda aos colegas;

  • saber lidar com a demanda de funções;

  • atuar com ética e profissionalismo;

  • evitar e solucionar conflitos com paciência.

Com essas aptidões, uma equipe conseguirá realizar suas obrigações com agilidade e eficiência.

Quais as vantagens da gestão de equipes?

Processo de contratação mais eficaz

Uma equipe devidamente preparada para a gestão de pessoas tem tudo para otimizar os processos de seleção e contratação, identificando talentos com perfis totalmente compatíveis com o cargo e com as políticas da empresa.

Investir nesse tipo de atividade garante que todos os procedimentos de contratação, desde a divulgação até a entrevista final, sejam feitos de maneira eficiente e bem direcionada, dando à equipe responsável a capacidade de encontrar e utilizar as melhores técnicas para o recrutamento, que se traduz em um ganho valiosíssimo para a corporação.

A importância de um time qualificado é incontestável, e a primeira coisa que precisa ser feita para alcançar isso é garantir que os profissionais responsáveis pelas contratações tenham os melhores recursos para realizarem essa tarefa.

Cultura organizacional mais sólida

A cultura organizacional é o coração de toda a instituição, pois ela engloba os valores, hábitos, comportamentos e as crenças de uma empresa e de todas as pessoas que fazem parte da equipe. Uma cultura harmoniosa e sólida pode melhorar a percepção do colaborador sobre a empresa, fazendo com que ele se sinta parte dela.

O relacionamento das pessoas com a corporação que as emprega corresponde totalmente com a forma como a sua cultura é construída, divulgada e percebida. Diante disso, é essencial criar um ambiente que seja inspirador e que pregue a positividade, o respeito, o reconhecimento e a valorização do trabalho.

Gestores responsáveis pelas equipes compreendem facilmente as expectativas e os incentivos para transformar qualquer indústria em um ótimo ambiente para se trabalhar. Acredite: você vai querer que a sua empresa trabalhe dessa forma — isso aumenta o alcance da marca, atrai talentos e garante a permanência dos seus melhores colaboradores no time.

Com o mercado altamente competitivo, é preciso encontrar novos meios para se diferenciar da concorrência e garantir um lugar de destaque. É óbvio que oferecer produtos e serviços de qualidade, com bons preços e atendimento impecável é o melhor atalho para o sucesso, mas é preciso lembrar sempre que isso só acontecerá se a equipe for qualificada, talentosa e motivada.

Monitoramento de equipes

Essa vantagem só será sentida se você implantar um aplicativo de gerenciamento de equipes. Com ele, poderá acompanhar o desempenho de cada profissional de forma simples e intuitiva, através de qualquer dispositivo que utilize a internet (notebooks, smartphones ou tablets). Dentre as funcionalidades mais importantes desse software, podemos destacar:

Acompanhamento integral

Não importa se as equipes atuam dentro ou fora da empresa, com o sistema de gestão de equipes é possível monitorar todos os funcionários em tempo real, graças ao GPS que facilita a logística do negócio.

Isso permite um aumento em produtividade e, sobretudo, na tomada de decisão — já que você dará ordens mais rapidamente, sempre que surgirem atividades urgentes.

Controle total das informações

Um grande benefício da automação de equipes é que você poderá armazenar todos os dados relevantes referentes a cada integrante. Assim, terá o controle total das informações, tornando o planejamento e o plano de ação muito mais assertivos.

Atendimento personalizado

A partir do momento em que a empresa passa a ter o controle das informações, sua equipe de vendas poderá oferecer um atendimento diferenciado para os clientes. Dessa forma, a marca ganha em qualidade e aumenta as chances de satisfação dos consumidores.

É importante lembrar que o atendimento está no topo da pirâmide de exigências do público-alvo, à frente de preços e até da qualidade dos produtos e serviços. Portanto, oferecer novas experiências de compra e um bom pós-venda é essencial.

Resultados garantidos

Com monitoramento, feedbacks em tempo real e relatórios precisos, a otimização da sua empresa será constante, pois essa ferramenta aponta novas brechas para melhorias e garante mais produtividade em cada uma das ações, tanto profissionais quanto operacionais.

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