BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação
Se você está em busca de uma solução eficiente para armazenar e analisar grandes volumes de dados, então o BigQuery…
No passado, tecnologia e vendas não era uma associação possível. De fato, os vendedores contavam com poucos recursos para auxiliar o seu trabalho.
Assim, muitos equívocos eram cometidos. Além disso, havia uma limitação no alcance das vendas e diversas oportunidades eram perdidas.
Hoje, muitas ferramentas podem nos auxiliar. O grande problema é que muitos vendedores ainda estão presos ao passado. E, assim, continuam cometendo os erros de antigamente.
Quer evoluir e explorar todo o potencial da tecnologia na sua empresa? Então siga com a leitura deste artigo e saiba como!
Se voltarmos umas cinco décadas, encontraremos um tempo em que o caderninho de anotações de mercearias eram comuns.
Além disso, todos os controles de vendas eram manuais — controle de caixa, investimentos, economias e todos os outros processos precisavam de papel e caneta para tomar nota.
De fato, o vendedor da época não contava com as facilidades do computador, celular ou outros dispositivos tecnológicos. E isso restringia o relacionamento com clientes: a cada comunicação necessária, o vendedor tinha que se deslocar ao encontro do consumidor.
O mesmo cenário era válido para o seu alcance comercial: o vendedor só conseguia atuar até onde ele pudesse chegar — geralmente a pé.
Por isso, o vendedor precisava variar os produtos que comercializava, uma vez que focar em um segmento de mercadorias restringiria ainda mais as suas oportunidades. Assim os caixeiros viajantes faziam a sua vida!
Como você pode perceber, esse não era um tempo fácil. Muitos erros eram cometidos pela dificuldade de comunicação e gestão das tarefas.
Para a nossa sorte, vivemos em uma época em que a tecnologia nos ajuda a interagir com os clientes, controlar as operações e melhorar as nossas vendas.
Mas será que todo esse potencial é explorado? Falaremos sobre isso nos próximos tópicos do texto.
Uma empresa que não se abre a novas tecnologias dificulta o trabalho da equipe comercial. Isso porque as pessoas estão cada vez mais inseridas no mundo digital e, como sabemos, o vendedor precisa estar onde o seu cliente está — essa é uma verdade que reina absoluta desde os tempos do caixeiro viajante.
Assim, é importante incentivar que os vendedores estejam cada vez mais conectados. Além disso, a tecnologia é uma grande aliada para aumentar a produtividade e acelerar os resultados.
Na sequência, falaremos de alguns processos que podem ser otimizados por meio da tecnologia.
Ao passar dos anos, o ciclo de vendas evoluiu. Hoje, o vendedor tem uma grande quantidade de dados para analisar — e a tendência é aumentar cada vez mais o volume, à medida que vivemos no período da informação.
No entanto, nem todos os vendedores sabem o que fazer com tantas informações. Assim, um sistema de gestão de leads é uma das facilidades que a tecnologia nos trouxe.
Por meio de uma plataforma que organiza os dados, o trabalho é otimizado desde o primeiro contato com o cliente, facilitando — e muito — o trabalho do vendedor.
Um grande problema enfrentado pelo vendedor é ter que interromper suas atividades a cada vez que o cliente envia uma pergunta sobre determinado produto ou serviço. Ou até mesmo dedicar tempo com o disparo de e-mails individuais para uma lista de contatos a fim de avisar sobre uma nova oferta ou lançamento.
Para solucionar esses problemas, a tecnologia nos brinda com a automação de marketing que realiza as tarefas supracitadas de maneira automática. A seguir, veja algumas funções das plataformas de marketing:
disparo de e-mails automático — nutrição de leads;
criação de landing pages e páginas web;
automação do funil de vendas;
configuração de respostas padrão para perguntas e ações frequentes.
E, assim, é possível aumentar a demanda do time comercial com poucos recursos humanos e financeiros no setor de marketing.
A evolução das ferramentas de CRM nos possibilita encontrar soluções tecnológicas extremamente intuitivas, acessíveis e fáceis de usar.
Assim, uma ferramenta de CRM eficiente possibilita ao gerente de vendas personalizar e implementar a sua utilização e o dashboard gerencial.
Entre os diversos benefícios do gerenciamento de relacionamento com cliente, podemos destacar os dois principais:
Gerenciamento das informações — centralizadas e estruturadas — a respeito de clientes e das atividades relacionadas a ele.
Redução de processos manuais — que são sujeitos a erros e desperdício de tempo e dinheiro.
Muitas empresas desenvolvem diversas ações promocionais nas mídias sociais sem uma estratégia de captação de contatos. O resultado é que elas conseguem várias curtidas e interações com as pastagens. No entanto, a taxa de leads é efetivamente baixa.
E agora, como solucionar este problema? Bem, existem muitos outros canais eficientes para obtenção de leads. Acompanhe algumas formas utilizadas pelo Marketing de Conteúdo:
blogs;
e-books;
redes sociais;
vídeos;
infográficos;
landing Pages;
webinars.
A dica é fornecer conteúdos relevantes gratuitamente em troca do endereço de e-mail do usuário. Posteriormente, você trabalhará essa base de contatos no funil de vendas para gerar oportunidades de negócios para a sua empresa.
Por último, cabe destacarmos a internet, no geral, como uma evolução tecnológica capaz de alavancar os resultados das vendas.
Não há dúvidas de que a Web complementa e até substitui a venda direta (porta em porta ou abordagens pessoais) e indiretas (lojas físicas). E, assim, passa a ser o principal canal de vendas da atualidade — além de contribuir com a redução de custos de estoque, abertura e manutenção de lojas físicas, salários de funcionários e deslocamentos em busca de clientes.
Como vimos, a tecnologia pode ajudar o vendedor a melhorar os resultados e reduzir custos. Por isso, é chegada a hora de modernizar a sua empresa e evitar os erros do passado.
Gostou deste artigo? Entendeu como tecnologia e vendas podem se aliar para trazer soluções mais assertivas para o seu negócio? Então compartilhe este post nas redes sociais para que a sua equipe comercial e amigos se inspirem!
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