Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Governança de dados: melhores práticas para implantar no varejo

Governança de dados: melhores práticas para implantar no varejo


O amplo acesso à informação permite que a gestão das empresas seja cada vez mais estratégica. A governança de dados é uma forma eficiente de utilizar registros importantes para obter resultados ainda melhores em diferentes tipos de negócios.

Contudo, para utilizar essa ferramenta da melhor maneira, é necessário realizar uma implementação eficiente. Isso requer passar por várias etapas imprescindíveis. Neste post, você entenderá melhor a importância da governança de dados e como aplicá-la. Confira!

O que é a governança de dados?

A governança de dados trata de uma prática contínua em que a proposta é absorver, gerenciar, proteger, analisar e compartilhar os dados de uma empresa. Nessa demanda, importantes informações são fonte para que o trabalho da empresa seja feito com maior precisão em longo prazo.

Entre as principais possibilidades alcançadas, a visão ampla e geral do negócio é a principal delas. Os números precisos e transparentes ajudam a entender o status atual da empresa. Com isso, também é possível observar perspectivas e avaliar quais podem ser os direcionamentos da companhia no futuro.

A governança de dados também estabelece hábitos importantes. Os colaboradores têm, nessas informações, uma importante base do seu trabalho. É assim que métricas e indicadores são acessados, favorecendo a avaliação das atividades e o resultado dos diferentes departamentos da empresa.

O viés estratégico da governança de dados

O uso de dados é uma prática totalmente estratégica, ou seja, visa a entender resultados e desempenhos para favorecer o desenvolvimento da empresa. A partir dessas informações, a organização é capaz de entender sua atual posição diante do mercado e do público e, a partir disso, trabalhar na continuidade da gestão.

Definir metas e objetivos em diferentes prazos de alcance é de extrema importância para que o negócio tenha um crescimento regular. E são justamente as práticas da governança de dados que permitem avaliar resultados e entender como a empresa se comporta diante do que foi planejado.

Outro importante ponto é a base para a tomada de decisões. Gerir uma empresa é uma atividade cada vez mais dependente de dados. O acesso a números relevantes mostra como tem sido o desempenho do negócio, o que permite avaliar para onde a companhia será direcionada em seus próximos passos.

Para definir os rumos no varejo, é preciso ter convicção. Nada melhor do que resultados concretos e informações claras e confiáveis para tomar decisões importantes e estratégicas. A governança de dados possibilita uma base sólida para que os gestores tomem decisões com mais clareza e confiança.

A importância para departamentos como marketing e vendas

Departamentos, como marketing e vendas, dependem diretamente de uma boa gestão e análise de dados. Os números são importantes medidores, tornando claro o status atual do negócio diante do mercado e de seus consumidores. A partir dessas informações, é possível fazer mudanças estratégicas ou somente mensurar.

O setor de marketing, por exemplo, consegue perceber tendências de consumo, hábitos do público e, até mesmo, informações sobre vendas e, diante desses números, direciona suas campanhas. Já o setor de vendas é capaz de entender melhor os resultados da empresa, avaliando os lucros, por exemplo.

Como implementar a governança de dados?

Entender a governança de dados possibilita perceber o tamanho da importância dessa prática em qualquer empresa. Entretanto, é preciso realizar a implementação adequada, considerando questões importantes. A seguir, confira um passo a passo eficiente!

Avalie a situação atual da empresa

Onde a sua empresa se encontra no momento? É preciso entender a situação atual do negócio, analisando de forma ampla diversas questões, como: posição no mercado, reconhecimento diante dos clientes, resultados das vendas e fraquezas. Essa análise ampla é fundamental para direcionar os próximos passos.

Nessa etapa, engaje seus colaboradores. É importante executar um trabalho coletivo para que o entendimento do negócio seja transparente. Com a colaboração de todos, é possível ter dados mais claros e que vão possibilitar a implementação da governança de uma forma eficiente.

Desenvolva uma estratégia de governança de dados

O bom funcionamento da relação com os dados acontece quando há uma estratégia em longo prazo. Nesse caso, é preciso pensar em como essas informações serão gerenciadas, analisadas e utilizadas de uma forma geral. É um grande erro pensar na governança sem se programar para lidar com informações no futuro.

Para ter eficiência na estratégia, pode ser importante defini-la considerando os diferentes departamentos da empresa. Os gestores devem se reunir e determinar práticas a esses setores, de modo que sejam implementados hábitos de trabalho eficientes. Desse modo, os dados serão sempre uma base analítica estratégica.

Crie métricas e indicadores para analisar

Números estão cada vez mais presentes nos modelos de gestão atuais. Na verdade, é possível considerar que eles são bases indispensáveis para bons resultados. Na governança de dados, é fundamental priorizá-los, porém, mais do que isso, a empresa deve determinar quais desses resultados vão guiar o planejamento da companhia.

Algumas métricas ajudam a entender o desempenho do negócio em diversos aspectos de extrema relevância. Já os indicadores são parâmetros de resultados que servem como um guia para as empresas entenderem desempenhos. Ambos devem ser valorizados e utilizados de forma analítica no varejo.

Considere a governança como algo contínuo

Um dos principais erros é entender a governança de dados como um projeto. Ela não deve ser algo praticado por um determinado período, com prazo de validade depois da obtenção de bons resultados. Os números já são a base da gestão estratégica, o que faz com que a governança seja uma forma de conduzir uma empresa.

É preciso implementá-la e segui-la continuamente. Ela vai implementar as práticas fundamentais para que a companhia direcione seus passos com base em resultados confiáveis. A clareza desses números guia a tomada de decisões, o que deve ser valorizado em longo prazo para o desenvolvimento e o alcance de metas e objetivos.

Utilize as ferramentas adequadas

Uma implementação adequada acontece quando há ferramentas de suporte eficiente. A gestão de dados é indispensável na governança, mas ela só é feita com a ajuda de um software voltado para essa função. Eles ajudam a gerenciar as informações da empresa com maior precisão e com base em indicadores e métricas.

Para colocar as estratégias em prática, uma plataforma eficiente é parte fundamental do processo. Elas devem oferecer alguns pontos de destaque, como:

  • integração de dados;
  • insights para a tomada de decisões rápidas;
  • interfaces práticas e intuitivas;
  • dados oriundos de métricas;
  • acesso mobile.

A governança de dados leva uma empresa ao máximo de seus resultados graças à valorização de informações que podem gerar boas decisões. A implementação eficiente otimiza o processo inicial e possibilita colher bons resultados mais rapidamente.

Seu negócio vai precisar de uma empresa especializada nesse processo! Só elas são capazes de oferecer plataformas realmente eficientes. O Qlik Sense é a solução ideal para esse momento. Entre em contato conosco para saber mais!

ebook-guia-do-comportamento-consumidor-no-varejo

Artigos relevantes

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding

A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding


ocê reparou que a Toccato mudou? Nossa marca passou por uma transformação significativa, refletindo nosso compromisso com a inovação e…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados