DaaS: guia para simplificar o acesso a dados
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Não importa o tamanho ou segmento de atuação, o sucesso de um negócio sempre depende de como se dá a comunicação na empresa. Empreendedores e gestores, ou seja, os responsáveis pela tomada de decisão, precisam fazer com que todos os funcionários e setores estejam alinhados entre si.
Esse alinhamento contribui para a satisfação e motivação da equipe, possibilitando que os envolvidos nos processos internos utilizem uma linguagem comum.
Uma comunicação interna de qualidade é imprescindível para o bem-estar de toda e qualquer organização, de modo a favorecer o crescimento e consequentemente a obtenção de melhores resultados.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com as 6 melhores ferramentas que irão ajudar na comunicação da sua empresa. Continue conosco e confira!
Uma das principais ferramentas de comunicação interna, o e-mail é uma forma simples e barata de transmitir informações aos funcionários. Com ele, é possível alcançar praticamente todos os membros de uma organização, de maneira consistente e controlada.
Porém, por ser uma forma de comunicação impessoal, pode ocorrer má interpretação do que foi dito. Portanto, para evitar esse tipo de problema, nada de assuntos polêmicos! O ideal é que apenas mensagens curtas e diretas sejam comunicadas por e-mail. Se precisa discutir algo mais complexo, marque uma reunião!
Um sistema de intranet nada mais é do que uma rede corporativa que permite a troca de informações dentro de uma organização. Os colaboradores podem acessá-la para verificar as diretrizes e mudanças estabelecidas para cada departamento, por exemplo.
As possibilidades são diversas! No entanto, essa ferramenta deve ser utilizada de maneira complementar a outras formas de comunicação, uma vez que a intranet requer um cuidado maior em termos de manutenção, incidindo em maiores custos operacionais.
Além disso, deve-se tomar cuidado para haver uma constante atualização, pois só assim evita-se que o conteúdo disponibilizado esteja incompatível com o que a empresa deseja para o momento.
Pode até parecer algo ultrapassado, é verdade. Mas saiba que o mural de recados é uma ótima ferramenta de comunicação na empresa. Embora as tecnologias ganhem cada vez mais espaço e sejam, de fato, uma forma muito mais eficaz de comunicação rápida, os murais ainda são um caminho para que os funcionários recebam certos tipos de comunicados.
Aqui, não há segredo algum. Basta fixar um mural de recados nos locais de maior circulação, como refeitório, corredores e outras áreas de concentração.
Por ser simples e não muito atrativo, muitas vezes passa despercebido pelos funcionários, não sendo suficiente, sozinho, para uma comunicação interna eficaz. Mas se é um comunicado que não tem urgência e precisa ser visto por muitas pessoas durante um período de tempo estendido, atende bem e é uma ferramenta de investimento quase nulo.
A criação de uma newsletter com as principais informações sobre a empresa é outra forma de comunicação interna. Processos, alterações no quadro funcional, metas e objetivos são alguns comunicados que podem ser passados por meio dela.
No caso da newsletter impressa, encontre uma maneira para que o informativo chegue fisicamente nas mãos de todos os funcionários. Em caso de newsletter virtual, o bom e velho e-mail é a melhor forma de enviá-la.
Outra forma simples de melhorar a comunicação na empresa, a caixa de sugestões permite que os funcionários expressem suas sugestões e demonstra que os gestores da empresa se importam com o que eles pensam.
Tenha em mente que nem todos se sentem seguros para expor suas opiniões diretamente aos superiores, muito menos quando estão em frente aos colegas de trabalho. O conteúdo da sugestão pode não ser positivo e, por isso, é interessante que seja criada uma forma mais discreta para recolher essas ideias.
Embora nem sempre os palpites sejam viáveis, é possível que eles tragam uma melhoria nos processos internos. De toda forma, saber o que os colaboradores pensam ou desejam certamente contribui para o progresso de uma companhia.
Não é nenhuma novidade que as redes sociais promoveram uma grande mudança no modo como as pessoas interagem. E não é à toa que essa ferramenta foi rapidamente absorvida também no meio empresarial. Ela pode ser muito eficiente se utilizada com moderação e planejamento estratégico!
Uma rede social corporativa conecta os membros de uma organização, possibilitando e facilitando a comunicação na empresa. Com o uso desse recurso, o desempenho organizacional tende a ser melhorado, já que a relação entre gestores e colaboradores se torna mais fácil, rápida e eficiente.
Agora que você já viu algumas das melhores ferramentas, entenda porque vale a pena apostar na melhoria da comunicação interna entre os departamentos da empresa:
A imagem que os colaboradores têm da organização é peça-chave para o sucesso de suas operações. Afinal, uma empresa em que os próprios funcionários não confiam e trabalham insatisfeitos não parece ter muitas chances de progredir, não é mesmo?
Por isso, é fundamental que todos falem a mesma língua, que se entendam e compartilhem dos mesmos ideais. A comunicação interna, quando bem planejada, ajudará muito nisso!
Outro aspecto positivamente influenciado pela comunicação interna de qualidade é a produtividade. Quando os processos e diretrizes estão claros e bem definidos, é natural que os setores da empresa tenham um melhor resultado operacional.
Todo gestor sabe que rumores e fofocas podem prejudicar e muito! Acredite, esse é um problema pra lá de comum! E muitas vezes ocorre porque a comunicação na empresa é negligenciada.
O “ruído” que começa em um departamento pode contaminar outros setores, prejudicando as operações da organização como um todo. Uma comunicação interna eficaz é a melhor maneira de evitar que conversas paralelas causem desentendimentos e insatisfações.
Enfim, fica então muito claro que as ferramentas de comunicação na empresa proporcionam melhor diálogo entre a equipe, favorecendo assim a saúde da companhia. O que faz com que esse investimento seja tão essencial e certeiro.
Gostou do artigo? Então comece já a aproveitar os benefícios das redes sociais compartilhando essas informações com todos da sua empresa!
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