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Tendências de mercado: veja o que vem para as grandes empresas em 2017


O ano nem bem começou e já temos novidades para todos os lados. A economia global continua oscilando, mas, apesar das tensões, o cenário começa a melhorar e já é possível falar em oportunidades de crescimento. As tendências de mercado incluem muitas novidades e, principalmente, muita tecnologia.

A exemplo do que já vem acontecendo, a internet e o uso inteligente de dados devem continuar dominando o ambiente empresarial. Empreendedores, diretores e gestores precisam ficar atentos a algumas novidades que devem ganhar força e decolar em 2017.

Quer conhecer mais sobre as tendências de mercado em 2017? Confira agora mesmo o que vem por aí!

Internet das coisas

A internet das coisas não é exatamente uma novidade, e o mercado já vem falando dela há algum tempo. No entanto, esse parece ser o seu melhor momento até agora. O número de produtos e aparelhos conectados à internet vem crescendo e o assunto deve ficar cada vez mais evidente.

É preciso estar preparado para ver não apenas TV’s, smartphones, tablets e computadores conectados à internet, mas todos os demais objetos. Organize a sua empresa e os seus produtos para lidar com isso.

Marketing digital

Um estudo publicado pelo portal eMarketer revelou que, no final de 2016, os investimentos em propaganda online superaram, pela primeira vez, os gastos com anúncios de TV. Ainda segundo o portal, as mídias digitais vão continuar crescendo, enquanto o investimento em TV deve permanecer praticamente inalterado.

Esses números mostram que o marketing digital atingiu proporções inéditas e que merece a devida atenção. Criar e manter uma presença online forte deve ficar ainda mais importante, e a sua empresa não pode ficar de fora.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo e as redes sociais são particularmente relevantes. Essas duas ferramentas estarão em voga nas grandes empresas e funcionarão como impulsionadoras de vendas.

Big Data Analytics

O gerenciamento de big data consiste em utilizar de maneira inteligente os dados disponíveis na empresa, na internet e no mercado de uma maneira geral. O volume de informações criadas todos os dias é enorme e lidar com ele pode ser complicado.

Por isso, as empresas estão apostando em softwares inteligentes que disponibilizam os dados de maneira estruturada e de fácil visualização. Esses softwares e aplicativos estão substituindo ou otimizando as velhas e boas planilhas e são uma grande tendência de mercado para o ano.

A evolução na maneira de processar os dados permite que o gestor foque no que realmente importa e desenvolva meios mais efetivos de utilizar o conhecimento. Assim, o big data analytics é uma ferramenta poderosa para gerar ações e decisões assertivas.

Realidade virtual

A realidade virtual e a realidade aumentada se tornaram o centro das atenções em 2016 depois do sucesso dos jogos com essas tecnologias, principalmente o Pokemon Go.

A tendência é que essas plataformas continuem a crescer. A realidade virtual pode ser empregada em outros setores do entretenimento e até mesmo na indústria e na medicina.

Automação e máquinas inteligentes

A automação ganha força e as empresas exploram cada vez mais os seus benefícios. Além da já conhecida automação de processos nas indústrias e escritórios, ela conquistou outros terrenos. Os softwares ou robôs de atendimento e de interação com o usuário se tornam cada vez mais comuns.

O famoso algoritmo do Facebook e a dinâmica Siri do iOS são ótimos exemplos de que as máquinas tendem a ser cada vez mais inteligentes e automatizadas. Além disso, os carros e drones autônomos já estão revolucionando o mercado de transportes.

Crowdfunding

O crowdfunding, ou financiamento colaborativo, é mais uma prova do poder da internet e da tecnologia. Ele emergiu, principalmente, como uma maneira simples e acessível de levantar dinheiro para projetos artísticos, de entretenimento e áreas afins.

No entanto, as empresas já começam a perceber o crowdfunding como uma estratégia atrativa e inteligente para atrair não apenas dinheiro, mas também novos clientes. O crowdfunding tem sem mostrado também uma maneira efetiva de testar e aprovar produtos antes de colocá-los em circulação.

Fusão dos ambientes online e offline

Ficará cada vez mais difícil separar o que acontece no ambiente digital e o que acontece fora dele. Dessa maneira, as empresas precisam pensar em táticas para integrar suas operações nas várias plataformas. Operar em omnichannel pode ser uma boa saída para melhorar o relacionamento com os clientes.

Mesmo assim, manter as lojas físicas funcionando quando qualquer produto está a um clique do cliente pode ser desafiador. O segredo para vencer o e-commerce está em mostrar que o atendimento e o know-how dos vendedores fazem toda a diferença.

Nesse aspecto, é importante ressaltar também que, apesar do enorme crescimento do marketing e do comércio digital, não se pode ignorar as lojas físicas e negociações feitas pessoalmente. Os dois ambientes se complementam e podem trabalhar juntos para fazer o outro crescer.

Personalização e engajamento de clientes

Como resultado do uso de tantos dados e tecnologia, os clientes têm buscado, constantemente, serviços que combinem com as suas personalidades. Não dá mais para tratar as pessoas como grandes faixas de público. É preciso ir além e fazê-las sentir que são especiais para a empresa.

Dessa maneira, a individualidade pode ser a chave para melhorar a experiência dos usuários e criar engajamento, que tem como resultado a fidelização do cliente. Novamente, é importante lembrar o papel que o levantamento de dados desempenha nessa tendência de mercado.

Os hábitos de compra de cada cliente, assim como seus gostos e preferências, servem como alicerce para a criação de campanhas e ações personalizadas. Assim, fica muito mais fácil mostrar para cada comprador que ele é o centro das atenções da empresa.

Finalmente, frisamos que o uso da tecnologia para otimizar processos e serviços deve se manter como uma das grandes tendências de mercado. Empresários e executivos precisam continuar de olho nas novidades e inovações em todas as áreas, incluindo planejamento, marketing, gestão e assim por diante.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer essas tendências de mercado para grandes empresas. Se você quer se manter atualizado, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook e Linkedin — e acompanhe todas as novidades!

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