DaaS: guia para simplificar o acesso a dados
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Momentos como a atual pandemia de COVID-19 colocam à prova nossas convicções e nos forçam a enfrentar novos desafios. Durante esse período de distanciamento social, muitos profissionais têm aproveitado para aperfeiçoar parte dos seus portfólios de características a fim de assumir um papel diferenciado na empresa frente ao novo normal. Você é uma dessas pessoas buscando desenvolver liderança em tempos de crise?
Então, este artigo é exatamente o que você precisava. Selecionamos algumas dicas de como se adaptar para o novo cenário e manter-se competitivo no mercado de trabalho. Confira!
Momentos como uma pandemia colocam em cheque tudo o que conhecemos sobre o perfil do nosso cliente. Não só a realidade econômica do país muda, mas também as prioridades dos usuários e aquilo que eles buscam em uma solução corporativa.
Por isso, um bom líder deve estar pronto para conduzir a sua equipe a estudos aprofundados para entender o impacto da pandemia em seu público-alvo e a revisão das prioridades das personas do Marketing e de Produto.
Esse período é uma oportunidade única para rever premissas nas quais o seu negócio se baseava e que não se tratam mais de hipóteses válidas, e também de entender novas ações que podem engajar melhor o seu público.
Cabe ao líder em um momento de crise assegurar que sua presença na empresa direcione a geração de valor. Nada melhor do que ser assertivo nesse momento, conduzindo os outros membros do time a oportunidades de aperfeiçoamento e melhoramento que possam contribuir no longo prazo.
O investimento em estratégias de ensino corporativo, que podem ser realizadas remotamente, é um bom lugar para começar. Aproveite a quarentena e o home office para fornecer material educativo que ajude a sua equipe a ser cada vez mais data driven e prepare os seus colegas de trabalho para o novo normal.
Assim, quando as atividades da sua empresa voltarem ao ritmo natural, você terá conseguido implementar uma mudança cultural de alto impacto nos grupos de trabalho.
É também papel do líder garantir que a comunicação entre os membros da equipe seja a melhor possível. Com o avanço do trabalho remoto, é hora de testar novas ferramentas, recursos e metodologias para garantir que mesmo distante a sua equipe continue em sintonia e pronta para conduzir projetos do início ao fim.
Se você ainda não utiliza computação em nuvem, sistemas de comunicação remotos via mensagem, vídeo ou áudio, e nem compartilha documentos online com o seu time, essa é a oportunidade perfeita para começar a fazer isso.
Melhorar a maneira como a sua empresa se comunica remotamente fará com que ela tenha mais facilidade na hora de se comunicar presencialmente assim que as operações corporativas voltarem ao ritmo de sempre.
Não sabe por onde começar? Confira abaixo algumas ferramentas de comunicação corporativa que podem ajudá-lo a melhorar a troca de ideias com o seu time.
O Microsoft Teams é uma ferramenta gratuita para uso por pequenas equipes que precisam estar em constante contato. Ele permite compartilhar arquivos, trabalhar colaborativamente na edição de documentos e falar por vídeo, voz e chat com todos os membros da sua equipe de maneira segura.
Está com dificuldades na hora de organizar os fluxos de trabalho do seu time remotamente? Utilize os painéis do Trello para elencar tarefas e designá-las aos responsáveis, otimizando a maneira como a sua equipe colabora mesmo a distância.
Precisando acompanhar com mais precisão a produtividade do seu time durante a pandemia? O Toggl é uma ferramenta de gestão de tempo que ajudará os seus colaboradores a focarem mais nas próprias atividades e a submeterem relatórios de horas mais precisos e confiáveis.
Outra capacidade que um líder deve ter em momentos de crise é a de reconhecer boas ideias nas sugestões do time. É muito provável que, mesmo que a sua empresa esteja familiarizada com jornadas flexíveis e trabalho remoto, ela nunca tenha experimentado nada como a epidemia de COVID-19. Isso faz com que essa seja a oportunidade perfeita de ouvir novas ideias e implementá-las no negócio.
Escute o seu time e coloque em prática as melhores soluções para otimizar os processos empresariais e as operações do negócio. Faça testes com as sugestões mais frequentes dos colaboradores e se mantenha aberto para novas ideias.
Equipes que têm facilidade de comunicar-se com as suas lideranças tendem a ser mais bem-sucedidas, e um bom líder precisa estar sempre de portas abertas para novas e melhores soluções.
Tem algum assunto que sempre quis dominar, mas não conseguiu devido à agenda cheia? Utilize este tempo para fazer cursos online, ler novos livros e se atualizar a respeito das tendências do seu setor. Por mais que o papel de um líder nem sempre seja o de pesquisar e implementar novas ideias, é bom estar sempre a par do que acontece no seu campo de atuação para poder contribuir eficientemente no dia a dia.
Uma série de universidades, institutos e organizações ao redor do mundo está oferecendo cursos gratuitos ou de baixo custo durante o período para ajudar aqueles que querem ganhar mais qualificação durante a pandemia. Monte um roteiro de estudos e mãos à obra!
Por último, não se esqueça: desenvolver características de liderança durante a crise o ajudará a superar muito mais do que o desafio pelo qual estamos passando agora. Todos os skills que listamos aqui, bem como as técnicas para alcançá-los, podem ser colocados em prática no dia a dia, tornando você um colaborador ainda mais valioso para a sua organização.
Aproveite o período para se inteirar a respeito de tecnologia e outros assuntos relevantes com potencial de levá-lo à liderança do seu setor, como a análise de dados, a Inteligência Artificial e a Inteligência de Mercado.
E aí, tem alguma dica para quem está procurando desenvolver liderança em tempos de crise? Não se esqueça de compartilhar ela com a gente pelos comentários!
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