A parceria nos negócios é essencial para melhorar os resultados da empresa. Isso porque, em um mercado tão competitivo, fazer alianças ajuda a agregar competências, aumentar as vendas e ainda reduzir custos, o que é um quesito que todas as empresas almejam.

Mas escolher as parcerias ideias não é uma tarefa tão fácil. Uma opção errada pode colocar a imagem de sua marca em risco, além de trazer prejuízos financeiros. Por isso, é essencial encontrar uma organização que tenha valores semelhantes aos seus.

Neste post, falaremos da importância da parceria nos negócios, mas, primeiro, entenderemos quais são os tipos de alianças empresariais. Vamos lá?

Quais são os tipos de parceiras empresarias?

Quando falamos em parceria nos negócios, estamos nos referindo ao trabalho em conjunto de empresas de setores semelhantes ou distintos em prol do mesmo objetivo.

A parceria permite que empresas entrem em diversos mercados que não seriam capazes de entrar sem fazer aliança com outra organização.

Existem 2 tipos de parcerias entre empresas e ambas têm o mesmo objetivo: melhorar o faturamento e a visibilidade da marca. A seguir, citaremos a diferença entre eles.

Terceirização de atividades

Esse tipo de parceria é bastante comum e aplicado em diversos tipos de negócio, principalmente aqueles menores. A aliança para terceirização de atividades funciona da seguinte forma: duas empresas se unem para oferecer serviços complementares, que agreguem valor ao negócio.

Podemos citar como exemplo empresas do setor automobilístico que terceirizam a produção de peças para os produtos fabricados dentro da organização. Dessa forma, a indústria reduz custos com infraestrutura e contratação de funcionários.

Incubadoras de empresas

Esse tipo de parceria é ideal para negócios que ainda estão “saindo do forno”. Isso porque, no início das atividades, uma empresa ainda não tem maturidade para se estabelecer no mercado, pois ainda está desenvolvendo seus projetos.

Então, entram as empresas incubadoras, que são organizações já consolidadas no mercado que buscam ajudar aos negócios menores. Elas oferecem aos pequenos empresários suporte técnico especializado.

Dessa forma, as pequenas empresas conseguem ter suporte para o desenvolvimento de seus produtos e serviços. Esse fator ajuda os novos negócios a amadurecer e se consolidarem no mercado.

Quais são as vantagens da parceria nos negócios?

Mas a parceria nos negócios não oferece benefícios para pequenas empresas; as alianças agregam valor há muitas grandes corporações. Podemos citar o exemplo da McDonald’s, que fez uma parceria com a Kopenhagen para desenvolver novos sabores de sorvete.

A parceria resultou na nova linha de sorvetes McFlurry, que faz bastante sucesso entre o público das duas marcas. Mas, sem mais delongas, vamos aos benefícios da parceria para as empresas!

Potencializar o negócio e gerar novas oportunidades

As parcerias são uma excelente forma de potencializar o negócio. Vamos voltar ao caso da Kopenhagen com a McDonald’s, que por meio de uma aliança, conseguiram aumentar os lucros de seu negócio.

Se a parceria não tivesse sido fechada, o público não teria acesso a um sorvete tão incrementado e as marcas não teriam novas oportunidades de vendas.

Maior poder de alcance

A parceria nos negócios oferece a uma empresa um poder de alcance muito maior. Isso porque a companhia terá a oportunidade de adquirir novos clientes, que são o público da parceira.

Além disso, as campanhas de marketing são realizadas em conjunto, o que aumenta o alcance de ambas as empresas e ainda diminui os custos com propaganda, já que as ações serão feitas para as duas marcas.

Reduzir custos dos fornecedores

Aumentar o número de vendas é o objetivo de qualquer tipo de negócio. Mas, quando isso acontece, há uma demanda maior com fornecedores e com a operação do negócio em si. No entanto, quando duas ou mais empresas fecham uma parceria, o custo com fornecedores pode ser menor.

Isso porque as companhias comprarão matéria-prima de fornecedores diferentes e em maior quantidade, o que possibilita um poder de negociação mais alto, maior concessão de desconto e melhores condições de pagamento.

Aumentar a produtividade

A integração entre as empresas também ajuda no aumento da produtividade. Isso porque, em alguns casos, as companhias compartilham as tarefas e a produção dos produtos e serviços. Então, se mais pessoas trabalham, a produtividade é bem maior e com um custo reduzido.

Além disso, o tempo de produção é menor, o que possibilita que outras estratégias sejam realizadas, desse modo melhorando os rendimentos de ambas as empresas.

Oferecer produtos e serviços com valores mais acessíveis

Os consumidores estão sempre em busca de preços mais acessíveis, mas nem sempre as empresas conseguem diminuir os valores de seus produtos e serviços, devido aos custos de produção.

Mas com a integração há uma redução de gastos, o que permite que os preços sejam mais acessíveis. Esse fator ajuda a gerar mais vendas para o negócio e aumentar a lucratividade das empresas.

Isso porque, é muito comum que as pessoas deixem de comprar algo por causa do preço, que está acima de suas possibilidades. Quando aquele produto ou serviço fica com um custo reduzido, um número maior de consumidores pode adquiri-lo.

Como identificar parceiros ideais para o seu negócio?

O primeiro passo é procurar por organizações que partilhem uma cultura organizacional semelhante à sua. Valores e missão de ambas as partes devem estar em sintonia, caso contrário, a parceria será uma catástrofe e a reputação das empresas ainda pode sair manchada.

As parceiras precisam concordar com as soluções propostas e estarem dispostas a criar um produto ou serviço que, além de trazer rentabilidade para ambas as partes, ainda seja algo que o consumidor necessita ou deseja.

Se você está em busca de parceria nos negócios, a Toccato trabalha com esse tipo de aliança, agregando valor para sua marca. Somos uma empresa séria, que está no mercado há quase 14 anos e gerando bons resultados para organizações de diversos segmentos. Uma aliança conosco fará toda a diferença para seu negócio.

Gostou do post e quer saber como se tornar uma empresa parceira da Toccato? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!