Você sabia que o Business Intelligence na contabilidade tem tudo para trazer diversas e profundas melhorias nesse setor tão importante para o desenvolvimento de uma empresa.

 

Sendo um setor que conta com um volume enorme de informações e números (como impostos, despesas, receitas, etc) em seu banco de dados, diversos problemas podem surgir se não houver uma proteção efetiva desses itens. É nesse cenário que o Business Intelligence mostra-se como uma ótima opção para manter tudo sob controle. 

 

E as vantagens não ficam por aí. Sendo que também esse processo auxilia nas decisões e no acompanhamento da evolução econômica do negócio. Sempre de maneira atualizada e ágil. 

 

Quer saber mais sobre as vantagens de contar com Business Intelligence na contabilidade? Nesse artigo, iremos te explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. 

 

Siga a leitura!

Quais são os usos de Business Intelligence na contabilidade?

Antes de compreendermos a aplicação do Business Intelligence na contabilidade, é fundamental também contar com um panorama geral sobre o que de fato é essa tecnologia tão importante. 

 

Esse conceito é caracterizado por um agrupamento de técnicas, processos e tecnologias que visam verificar dados captados pela organização periodicamente. 

 

Como resultado dessa análise, o gestor poderá ter uma base mais sólida para interpretar os registros obtidos. Conseguindo importantes insights que guiarão as tomadas de decisões da instituição.

 

Em outras palavras, o BI garante que arquivos desorganizados se transformem em informações precisas e fundamentais para que a companhia consiga traçar suas ações futuras com maior segurança.  

 

No cenário contábil, o processo exerce um papel de maior protagonismo por um fator principal: esse setor conta com uma grande variedade de números das mais diversas fontes. 

 

Sendo assim, o contador consegue acessar de forma segura tudo que ele precisa para manter a saúde econômica estável, como:

 

  • balanços; 
  • relatórios; 
  • receitas; 
  • tributos. 

Quais os benefícios de aplicar BI na contabilidade?

Mas afinal, colocando na prática, como a BI pode contribuir efetivamente para o setor de contabilidade da sua empresa? Confira abaixo!

Averiguação dos dados com foco estratégico

Normalmente, os profissionais do setor utilizam as informações coletadas para colocar em prática as atividades econômicas da instituição. Sendo assim, podemos afirmar que os dados são grandes aliados da área. 

 

Um Business Intelligence bem planejado garantirá que o profissional tenha uma base de fontes sólidas para que possa traçar novos objetivos e desenvolver estratégias futuras. 

Integração e compartilhamento de informações

Podemos dizer que um dos principais percalços no dia a dia de escritórios é a necessidade de gerir compartilhamento de dados somado com a confidencialidade. Afinal, a segurança é ponto essencial quando falamos de troca de informações. 

 

Através da tecnologia Business Intelligence, o gestor terá em mãos a possibilidade de organizar os registros. O que padroniza a coleta e manipulação dos mesmos. Como resultado dessa estruturação, ele ganhará mais produtividade sem abrir mão da segurança.  

 

Administração detalhada dos indicadores

Os indicadores que uma solução Business Intelligence oferece permite que o coordenador gerencie e cruze arquivos, além de comparar práticas e verificar os setores mais e menos produtivos da organização. 

 

Ou seja, temos um considerável aumento do campo de visão do líder sobre seu próprio negócio. Esse fator, por sua vez, abre margem para que mudanças possam ser tomadas e gargalos resolvidos. 

 

Tomada de decisões eficientes

Tomar decisões sem uma base sólida para embasar sua escolha sempre é um problema, não é mesmo? É como se você estivesse dando um tiro no escuro. 

 

Ao considerar os dados e informações otimizadas oferecidas pelo Business Intelligence, no entanto, o gestor poderá ter mais assertividade na hora de tomar decisões. 

 

Como começar seu projeto de BI?

Agora que vimos o significado do termo e como ele se aplica no contexto da contabilidade, agora resta colocarmos o conceito na prática.

 

Abaixo, indicaremos dicas de ouro para você tirar o BI do campo das ideias e colocá-lo em ação! 

 

Mapeie os dados da sua empresa

Um ponto essencial para quem deseja trabalhar com dados é compreender quais tipos de informações a empresa coleta e como eles são gerenciados. No contexto contábil, é fundamental mapear informações sobre custos, faturamentos, tributos, orçamentos, etc. 

 

Juntando todos esses registros em uma planilha, você perderá muito tempo reunindo informações. Nesse cenário, o Business Intelligence torna essa tarefa muito mais otimizada e simples. 

 

Invista em um software de gestão de dados

Um sistema eficiente de administração de arquivos também é um ponto muito importante na área. Através dessa ferramenta, a missão de armazenar e organizar dados torna-se muito mais ágil e descomplicada. 

 

Sendo assim, você pode integrar a solução de BI ao ERP da instituição, visando extrair todos os números de somente uma base.  

Envolva toda a equipe no processo

Para o seu setor contábil ser cada vez mais eficiente, é essencial que a equipe de maneira geral utilize a ferramenta e compreenda a importância e vantagens da BI para o negócio. Afinal, todos os colaboradores estão envolvidos com processos de transações financeiras, relatórios, números dos clientes, etc. 

 

Como consequência, a produtividade aumentará consideravelmente, além da diminuição de retrabalho e minimização dos custos. 

Conte com o auxílio de profissionais especializados

Por último, mas não menos importante, devemos destacar a importância da expertise profissional na hora de instaurar o Business Intelligence na contabilidade. 

 

Algumas etapas desse processo são bastante técnicas. Portanto, contar com uma empresa que garanta o suporte necessário para a sua equipe é fundamental. 

Conheça a Toccato!

Nesse cenário, a Toccato surge como uma excelente opção que você pode contar na hora de inserir o Business Intelligence na sua organização. 

 

As soluções da Toccato contam com um objetivo muito bem definido: tornar o processo de migração de seus dados para a nuvem o mais seguro, rápido e dinâmico possível. Assim, adotamos estratégias de última tecnologia para que informações tornem-se decisões. 

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Confira nosso material gratuito sobre redução de custos com Business Intelligence acessando o link!