Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Qlik Sense transforma a análise de dados na sua empresa

Qlik Sense transforma a análise de dados na sua empresa


 

O Qlik® Sense é a geração da plataforma analítica da Qlik® destinada a revelar a verdadeira história por trás dos dados da sua empresa! Esta nova estrutura amplia as condições do uso de soluções de Business Intelligence para um nível em que qualquer tomador de decisões e usuários de qualquer nível ou lugar, possa construir acessar ou divulgar informações obtidas a partir de diversas fontes de dados.

O Qlik Sense® foi concebido para uma enorme variedade de cenários de uso, incluindo autosserviço (self-service BI), exploração de painéis prontos (dashboards), análises embutidas em outras soluções da sua empresa, acesso por dispositivos móveis e até mesmo expansão da plataforma por meio de novos componentes elaborados pelos próprios clientes ou por parceiros da Qlik®. Tudo dentro de um contexto de orquestração, organização e governança, com disponibilidade em ambiente em nuvem (multi-cloud), local (on- premisses) ou mista, este último contando com ambas as estruturas simultaneamente. Os paineis colaborativos possibilitam uma visualização mais clara, com elegantes e sofisticados gráficos que auxiliam na tomada de decisão.

Baseado no modelo associativo patenteado pela Qlik®, o Sense permite que usuários de negócio possam explorar os dados sem necessidade de conhecimento do funcionamento de instruções voltadas aos profissionais de tecnologia. Assim, várias fontes incluindo bases de dados, arquivos do Excel, textuais ou mesmo páginas HTML podem ser combinadas sem uma única instrução (comando) conhecida pelo usuário. Tudo isso só é possível em virtude do modelo associativo (não relacional) que torna o Qlik Sense uma solução única.

Junto ao modelo de exploração associativa dos dados o Sense embarca uma série de recursos úteis aos usuários, como:

  • Pesquisa Inteligente: O usuário não precisa entender do modelo de dados ou de nomenclatura de campos para pesquisar pela informação necessária. O nome do cliente? Um produto? Talvez um serviço? Seja o que for, basta digitar um fragmento do texto e o Sense pesquisará em todos os dados, independente da origem ou do tipo.
  • Visualizações apuradas: Uma imagem fala mais do que mil palavras. E no caso do Qlik Sense®, mais de 700 tipos de elementos visuais (gráficos, tabelas, indicadores etc.) disponibilizam ao usuário uma forma inteligente de transformar dados em entendimento. Além dos gráficos já embarcados é possível criar elementos ou mesmo adicioná-los através do portal Qlik Garden, um market place de componentes adicionais.
  • Independência do usuário: Autoatendimento (self-service BI) que permite o usuário criar visões com total independência da área de tecnologia e sem afetar os demais usuários. Um novo gráfico, uma nova tabela, uma KPI que ajudaria o usuário a acompanhar os indicadores? Nada disso precisa de uma nova demanda para a área de TI. O usuário pode criar suas próprias visões particulares através do navegador, sem qualquer software adicional instalado.
  • Preparação de dados: Longe de ser uma solução apenas de visualização, o Qlik Sense® possui recursos de tratamento de dados com capacidade de realizar as tarefas mais comuns necessárias ao melhor consumo das informações. Substituir, dispensar parte do conteúdo, criar faixas de valores, combinar dados de múltiplas fontes e muito mais! Tão bom e fácil que o próprio usuário de negócio é capaz de utilizar.
    Geonalytics do Qlik Sense é referência na análise de dados espaciais

    Geonalytics do Qlik Sense é referência na análise de dados espaciais

    Análises Geográficas: Mais do que transformar dados em informações é saber onde essas informações estão. Se sua companhia possui indicadores que necessitam serem visualizados de maneira espacial, o Qlik Sense é essencial. Dados analíticos e especiais no mesmo lugar, de forma integrada. Seja um mapa geográfico ou uma planta baixa, o Sense é capaz de apresentar os indicadores em posições específicas. Com milhares locais como aeroportos, cidades, rodovias, pontos de interesse a fins, as visões espaciais ampliam a visão analítica. Calcule rotas e o tempo que o produto pode ser entregue por meios terrestres.

     
  • Informação Colaborativa. Informação útil é aquela que está disponível a quem necessita. Por isso o Sense® auxilia na publicação e divulgação das análises entre os usuários, formando uma massa crítica de conhecimento por toda a companhia. Com um sofisticado mecanismo de governança cada colaborador acessa o conteúdo que lhe for designado, criando e ajustando as visões gráficas para completar a análise, estando apto a tomar as melhores decisões. Mas não para por aí. O usuário pode compartilhar suas perspectivas com outros interessados através de uma interface fácil e intuitiva. Sem burocracia, compartilhando conhecimento!

O Insight Advisor do Qlik Sense gera gráficos e insights mais relevantes ao usuário utilizando Inteligência Artificial


 

  • Histórias e perspectivas. Para apresentar resultados não é preciso utilizar transparências e slides estáticos por meio de cópia de imagens gráficas. Com o contador de histórias do Qlik Sense® (storytelling) o usuário sequer precisar recorrer a outros produtos de apresentação. Tudo em um só lugar! Uma maneira adicional de compartilhar descobertas e insights entre usuários. É possível combinar a experiência no formato de relatórios com apresentações e técnicas de explanação, resultando em conclusões que criam uma experiência colaborativa. O propósito do storytellilng é criar uma narrativa a respeito das informações obtidas nos dados, destacando o que for mais relevante para o negócio. Desta forma, o Sense® auxilia os tomadores de decisão na clareza a respeito dos casos analisados. Se surgirem perguntas fora do contexto das imagens apresentadas, o interlocutor pode rapidamente ir diretamente ao painel, com um simples clique, e responder aos questionamentos sem depender de reuniões futuras. Mais uma técnica disponível para permitir que a companhia tome decisões corretas.
  • Mobilidade Interativa. Decisões em qualquer lugar! Leve as informações para onde o negócio está. Permita que as equipes remotas acompanhem seus indicadores de desempenho utilizando apenas um celular ou tablet. Basta um navegador de internet e qualquer painel pode ser acessado remotamente. O Qlik Sense® se encarrega de apresentar as informações no formato adequado ao dispositivo em uso através da tecnologia de adaptação automática (responsive web). Não é preciso desenvolver duas vezes. Pronto para todos!

 

Mais do que um produto, uma plataforma analítica!

 

Partindo do conceito de plataforma (não de produto fechado), o Sense® disponibiliza uma enorme capacidade de interoperabilidade com outras soluções de mercado por meio de suas API (application program interface) que permitem expansão e personalização da solução em função dos requisitos da sua empresa.

Apesar de disponibilizar toda a estrutura necessária para construir, acessar e compartilhar informações por meio do navegador de Internet, a solução permite ampliar suas funcionalidades através de um rico conjunto de interfaces programáveis que vão desde uma simples URL com um gráfico até codificações mais sofisticadas. É possível incluir um ou mais gráficos nos portais de Intranet ou Internet, mantendo toda a interação nativa da solução. Mas pode-se ir além! A sua empresa pode desenvolver novos elementos visuais utilizando tecnologias amplamente conhecidas como HTML, CSS e JAVASCRIPT e, por conta própria, adicionar ao ambiente Sense® tornando o componente disponível a todos os seus usuários.

Os softwares legados são integrados via API possibilitando análise em tempo real e diminuindo a utilização de planilhas e outros recursos externos

O rico conjunto de interfaces programáveis (API) possibilita a integração das funcionalidades do Sense® com outras soluções, até mesmo em aplicativos próprios. Podem ser integrados, por exemplo, em aplicativos para dispositivos móveis que existam em sua empresa. Outros recursos permitem que funções administrativas possam ser automaticamente invocadas por sistemas legados ou mesmo monitoradas por plataformas específicas de rastreamento de disponibilidade de serviço. Com o Qlik Sense, as organizações podem usar estas APIs para criar aplicativos e análises que servem a novos casos de uso, estendendo a análise aos mais amplos ecossistemas de clientes e parceiros.

O Qlik Sense® disponibiliza uma ampla variedade de novos elementos gráficos que podem ser obtidos gratuitamente no portal Qlik Garden. Estes recursos são validados pela Qlik® para verificação de confiança e funcionamento de maneira a não incorporar quaisquer códigos maliciosos. Para utilizá-los basta efetuar o download gratuito a partir do link do fabricante e seguir os simples procedimentos para adicionar o componente ao ambiente Sense®. Uma vez incorporado, os gráficos adicionados trabalharão exatamente como aqueles fornecidos nativamente, inclusive com recurso responsivo.

Entenda ainda mais sobre todas as funcionalidades do Qlik Sense, solicitando o contato de um de nossos consultores, clicando no botão abaixo:

Artigos relevantes

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais
Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense

Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense


Tudo sobre o novo curso: Analisar Dados no Qlik Sense Primeiramente, de você é daqueles que está sempre em busca…

Leia mais