Empresa alcança maior rapidez nos processos após implementação de solução de BI

A Olé Consignado, fruto do empreendimento conjunto entre o Banco Bonsucesso e o Santander, entrou no mercado com uma carteira de crédito de mais de R$ 4 bilhões e quase 2 milhões de clientes. Possui ainda aproximadamente mil correspondentes autorizados, além de 39 lojas próprias, em 26 estados. Com a grande quantidade de atendimentos e, consequentemente, de dados gerados diariamente, a companhia buscou na Aditi, canal de vendas da Toccato, distribuidora Qlik no Brasil, uma ferramenta que viabilizasse a análise de todo esse volume de informações, em especial para a área de auditoria e compliance.
 
Antes da utilização do Qlik, todo o trabalho de análise era feito por meio de programas não especializados. As chances de erros, como informação que não carregava por completo ou arquivos corrompidos, o que fazia com que não se trabalhasse da forma correta, acabavam sendo comuns. A utilização de soluções de análise especializadas permite agregar mais informações em um tempo muito menor de processamento, de forma mais ágil, em qualquer lugar e a qualquer hora com dispositivos móveis utilizando o QlikSense.
 
“A Olé Consignado chegou até nós com a demanda de que as áreas de gestão de risco e auditoria tivessem independência para fazer as análises de dados de forma autônoma. Além disso, o tempo para as cargas de dados com a plataforma de análises QlikView, diminuiu de três horas para aproximadamente dez minutos, o que gerou maior agilidade nos processos da companhia”, afirma Acrísio Tavares, sócio-diretor da Aditi.
 
Hoje, o QlikView é utilizado por todos os colaboradores da Olé de diversas formas. Alguns setores como riscos financeiros, compliance e controladoria utilizam de forma self-service, ou seja, a partir dos dados disponibilizados, os profissionais criam suas próprias visões estratégicas. No geral, a dinâmica funciona com nível operacional produzindo os relatórios, e o público da alta administração consumindo esse material.
 
Após mais de quatro anos de utilização do QlikView, recentemente a empresa contratou também o QlikSense, com o intuito de facilitar o acesso às informações também por celulares. O projeto tem como objetivo que os executivos da empresa possam acompanhar, quase que em tempo real, como está o andamento dos empréstimos consignados em todas as lojas próprias e também nos correspondentes bancários.
 
Fonte: Portal Crédito e Cobrança
Escrito por: Assessoria de Impressa Ideiacomm