Como o setor varejista se beneficia com a análise de dados?
Definitivamente, o setor varejista sempre foi altamente competitivo, mas nos últimos anos, a transformação digital e o empoderamento dos consumidores…
O mercado mostra-se cada vez mais concorrido e especializado. Nesse contexto, é fundamental garantir que sua empresa apresente os melhores resultados possíveis. Uma das melhores e mais eficientes maneiras de conquistar isso é aumentar a produtividade dos funcionários.
Afinal, melhorar a produtividade não significa apenas produzir mais, mas, principalmente, produzir melhor. Trata-se justamente de introduzir estratégias para que sua equipe consiga oferecer resultados mais atraentes em menos tempo e, assim, levar a empresa mais longe.
Quer ficar por dentro do assunto e conhecer as melhores formas de aumentar a produtividade dos seus funcionários? Então não perca mais tempo: continue a leitura e mãos à obra!
Pode parecer algo básico e até mesmo bobo, mas não menospreze a importância da boa organização para a produtividade dos funcionários. Para que a equipe possa trabalhar sem obstáculos, o ambiente de trabalho deve manter-se bem organizado.
Afinal, imagine se cada documento necessário demandar uma busca de dez minutos para ser encontrado? Ou se, no meio da produção, o funcionário perceber que o material de que ele precisa não está onde deveria? Situações como essas geram perdas de tempo completamente desnecessárias, além de estresse e desconforto para o funcionário.
Portanto, incentive sua equipe a manter o ambiente de trabalho sempre organizado e sem bagunça, com tudo guardado em seu devido lugar e sem itens desnecessários ao redor. Dessa maneira, você terá a base necessária para implementar estratégias mais avançadas para o aumento da produtividade.
Muitas vezes, buscando economizar, adiamos a substituição de equipamentos ou a compra de novos materiais. Entretanto, isso pode fazer com que os funcionários dependam de materiais lentos, ineficientes ou pouco práticos para seu dia a dia profissional. Com isso, uma tentativa de economia tem o efeito contrário.
Os computadores são um exemplo perfeito disso. Se sua equipe precisa deles constantemente durante o expediente — e provavelmente precisa! —, o acesso a equipamentos obsoletos causará uma grande lentidão na produção.
Por isso, verifique constantemente se os equipamentos e materiais do escritório são de qualidade e se estão atualizados. Para tanto, é interessante ficar atento aos comentários da própria equipe sobre o assunto, afinal, é ela quem usa os itens todos os dias.
O bom e velho feedback é uma ferramental excelente para guiar os funcionários rumo aos resultados que você deseja para a empresa. Seja positivo ou negativo, o importante é que ele seja dado com atenção e empatia.
O feedback positivo é uma forma de mostrar ao funcionário que você o valoriza e que reconhece o bom trabalho que ele vem fazendo. Isso vai motivar o colaborador em questão e toda a equipe a continuarem nesse caminho.
O feedback negativo, por sua vez, deve ser dado individualmente. Aqui, não adianta apenas falar que os resultados não estão conforme o esperado: é preciso também orientar o funcionário em direção ao que ele pode fazer para contornar a situação e melhorar.
Há algum ponto específico no qual a maioria da equipe parece demonstrar falhas? Ou alguma nova demanda da equipe que precisa ser melhor compreendida antes de aplicá-la no dia a dia da empresa? Para essas e outras situações, os treinamentos e capacitações são fundamentais.
Além de capacitar mais sua equipe, os treinamentos também demonstram que você a valoriza e que reconhece seu potencial. Além disso, eles podem ser uma excelente oportunidade para descobrir novos talentos e habilidades dentro da equipe e, assim, colocar o funcionário em questão em uma posição em que ele possa explorar mais seu potencial.
Hoje, mais do que nunca, os trabalhadores buscam qualidade de vida profissional. Afinal, dedicamos anos de estudo para chegar lá, e passamos grande parte do dia no trabalho.
Portanto, é muito importante que você invista em programas que incentivem a qualidade de vida dentro e fora da empresa. Campanhas de saúde e alimentação saudável são interessantes, assim como a oportunidade de a equipe formar laços de amizade, que aprimoram a harmonia e a dinâmica de trabalho.
Pessoas mais felizes e satisfeitas trabalham mais e melhor, pois se sentem parte da empresa e respeitados por ela. Ao reconhecer seus funcionários como seres humanos com objetivos e necessidades próprios, você contribui ativamente para sua produtividade.
Os funcionários precisam se sentir ouvidos pela gestão. Além disso, as sugestões, reclamações e elogios da equipe são ótimas formas de descobrir novos rumos para a empresa e mudanças que podem ser muito benéficas para o negócio.
Outra vantagem de uma boa comunicação interna é que as equipes trabalharão muito melhor ao lado umas das outras. Assim, os funcionários terão uma melhor ideia de como a empresa funciona como um todo e, consequentemente, de seu próprio papel ali dentro. Isso desenvolve a motivação, ingrediente fundamental da produtividade.
Oferecer benefícios concretos a quem apresenta resultados excepcionais é um incentivo para o homenageado continuar se dedicando com afinco. Além disso, seus colegas se sentirão inspirados para seguir o exemplo e, quem sabe, chegarem ao mesmo lugar.
Esse reconhecimento oficial por parte da empresa também cria uma competitividade saudável entre a equipe, que terá uma forte motivação para apresentar os melhores resultados, ou seja, aumentar sua produtividade.
Para se mostrarem mais produtivos e dedicados ao negócio, os funcionários precisam entender a estratégia da empresa e qual é seu papel dentro dela. Nesse sentido, as metas representam os objetivos esperados por você, ou seja, o patamar que a empresa — e, portanto, seus funcionários — deve e quer alcançar.
Entretanto, é fundamental que as metas não sejam impossíveis. Uma equipe que jamais chega perto dos resultados, mesmo com toda a dedicação e eficiência, será simplesmente desmotivada, algo extremamente perigoso quando o objetivo é aumentar a produtividade. Portanto, estabeleça metas realistas, que representem os desejos da empresa e que também estejam ao alcance de seus funcionários.
Com essas estratégias, você conseguirá aumentar a produtividade dos funcionários e conquistar cada vez mais sucesso para seu negócio! Gostou de conhecer nossas dicas sobre como aumentar a produtividade dos funcionários na sua empresa? Acha que elas também podem ajudar seus amigos e colegas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!
Definitivamente, o setor varejista sempre foi altamente competitivo, mas nos últimos anos, a transformação digital e o empoderamento dos consumidores…
Ao permitir consultas SQL rápidas e escaláveis, o BigQuery ajuda empresas, como Spotify e Airbnb, a personalizar experiências do usuário,…
No setor supermercadista, a BI é capaz de aprimorar a previsibilidade financeira, fortalecer relações com fornecedores e oferecer uma visão…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados