Cibersegurança na transformação digital: desafios e soluções
A transformação digital impulsiona resultados nas empresas, mas também eleva preocupações com a cibersegurança. A cada ano, o prejuízo causado…
Os processos de análise de dados já fazem parte da rotina de inúmeras empresas. Mas, diante do cenário de constante novidades que foi se desenhando nos últimos anos, a forma como tais estratégias são implementadas mudou drasticamente.
Os dados gerados para análise estão atingindo novos níveis diariamente. Redes sociais, a Internet das Coisas e a computação na nuvem são alguns exemplos de tecnologias que proporcionaram isso. Essa tendência aumenta a pressão para que analistas incorporem as fontes modernas aos seus processos de análise, tornando os processos de tomada de decisão mais produtivos e colaborativos.
E para atender essa demanda, surge o Business Intelligence (ou apenas BI). Essa estratégia tem como foco a coleta, análise e processamento de informações de diferentes fontes, agregando valor aos serviços do empreendimento e tornando as suas estratégias de mercado mais lucrativas.
Dados são transformados em lucro. A companhia ganha mais capacidade de atender demandas externas e otimiza o seu fluxo de trabalho de forma estratégica. Aqui, o objetivo é melhorar a cadeia operacional e direcionar as abordagens externas para manter o negócio competitivo mesmo em momentos de crise.
O BI surgiu em um momento chave, em que uma nova geração de consumidores (mais conectados e ágeis) chegou ao mercado. Ele tornou empreendimentos mais ágeis na resolução de demandas de clientes e parceiros comerciais. Se você quer saber mais sobre ele e como essa estratégia impacta os seus negócios, veja o nosso post de hoje!
O Business Intelligence pode ser definido como a aplicação de técnicas de estatística e análise de dados no ambiente corporativo. Ele permite que a empresa possa transformar informações em valor agregado para o empreendimento. Assim, é possível criar processos mais eficazes e lucrativos.
Essa abordagem pode ser feita de forma automatizada, com o auxílio de ferramentas de TI. Elas devem ser utilizadas por humanos de forma inteligente, garantindo que a interpretação das informações coletadas seja a mais inovadora e eficaz possível.
O BI pode ser visto também como um sistema de negócios. Por meio dele, a companhia passa a ter uma infraestrutura digital que auxilie na coleta e na busca efetiva, precisa e simplificada de informações que possam ser utilizadas durante os processos de tomada de decisão. Assim, a corporação consegue fazer investimentos com maior retorno a médio e longo prazo.
Para que isso seja possível, a organização deve contar com uma estrutura que auxilie nessas rotinas. Além disso, deve-se criar uma nova cultura empresarial, que tenha como foco a otimização constante dos serviços internos e o registro de informações sobre todas as rotinas corporativas. Isso garante que as estratégias de BI terão um alto impacto no ambiente corporativo, tornando o negócio mais competitivo diariamente.
Transformando informações em insights por meio das rotinas de Business Intelligence, a companhia consegue compreender com mais eficiência a sua posição no mercado. Não só cada setor será avaliado, mas também os clientes, parceiros comerciais e concorrentes do empreendimento. Dessa forma, será possível estabelecer novas estratégias de crescimento, que sejam baseadas nas necessidades do público-alvo da empresa e que tenham maior capacidade de gerar lucros e satisfação de consumidores.
Explorando dados internos, o empreendimento também consegue rastrear e eliminar falhas com maior agilidade. Isso permite a otimização precisa dos fluxos de trabalho internos, maximizando a performance de times e o sucesso dos projetos corporativos.
Hoje, o Business Intelligence possui um papel estratégico para empresas de vários setores. Ele tornou-se a peça chave para que companhias consigam agregar valor ao seus produtos e serviços por meio de uma rotina mais inteligente e eficiente. Dessa forma, com o BI, empresas inovam e atingem mais metas a médio e longo prazo.
Os profissionais de BI são conhecidos por atuarem em um dos campos mais desafiadores da tecnologia. Essa área incorpora conhecimentos multidisciplinares, como administração, computação e estatística.
No que se refere às soft skills, o profissional de Business Intelligence deve ser criativo e capaz de interagir bem com outras pessoas. O trabalho em equipe fará parte do dia a dia do especialista em BI e, em muitos casos, ele será cobrado em busca de explicações simples e completas sobre os resultados do seu trabalho.
Na maioria dos casos, o profissional de BI possui um diploma em áreas relacionadas à tecnologia. Por ser um curso com forte foco na resolução de problemas, tais graduações auxiliam a criar uma boa base para uma profissão que tem como pilar múltiplas perguntas, criação de relatórios técnicos e compartilhamento de dados com outras pessoas.
No seu dia a dia, o profissional de Business Intelligence deve estar atento para a necessidade de buscar resultados por meio de métodos inovadores. As informações coletadas durante a execução de rotinas de BI devem ser cruzadas com outros fatores, permitindo a obtenção de insights relevantes para o negócio, para que este atinja os seus objetivos de médio e longo prazo.
As suas habilidades devem ser atualizadas regularmente. A internet e as soluções de análise de dados mudam constantemente e estar dentro das novidades é um dos pontos chave para manter um trabalho de alta performance. Além disso, saber pensar fora da caixa é um diferencial que terá um impacto direto no grau de inovação dos insights que forem obtidos nos processos de BI.
O profissional de Business Intelligence pode atuar em diferentes campos no meio corporativo. O seu principal objetivo, na maioria dos casos, é promover técnicas que otimizem os processos internos e melhorem o uso de informações para que a organização consiga manter a sua lucratividade.
Uma das formas de atingir esse objetivo é com a análise de posts em redes sociais. Coletando registros de posts públicos, interações com grandes marcas e hashtags de sites como o Facebook e o Twitter, o analista consegue identificar como cada perfil de consumidor se relaciona com uma determinada marca. Isso será fundamental para otimizar campanhas de marketing e estratégias de pós-vendas.
O profissional de BI também atua auxiliando a melhoria dos processos de tomada de decisão. Nesse caso, fatores internos são cruzados com um série de indicadores externos para que a empresa seja capaz de identificar o tamanho do retorno sobre o investimento que será obtido caso ela adquira uma nova tecnologia ou produto. Assim, o desperdício de verbas é reduzido e as novas aquisições terão maior capacidade de garantir o cumprimento das metas de mercado.
O Business Intelligence também tem ganhado força em companhias que necessitam reduzir os seus custos operacionais. Nesse cenário, o analista identificará rotinas que podem ser otimizadas avaliando a estrutura das atividades internas, buscando tarefas duplicadas e outros fatores que contribuem para o aumento dos recursos financeiros necessários para manter a empresa funcional. Dessa forma, gestores podem aplicar medidas corretivas que sejam capazes de gerar um grande impacto positivo nos fluxos de trabalho do negócio.
Independente da área em que a sua empresa está inserida, a implementação de estratégias de Business Intelligence pode ter um grande impacto no sucesso do negócio e das suas estratégias de mercado. O gestor não só conhecerá de forma mais abrangente o seu ambiente de trabalho, mas também a consequência das abordagens de vendas, os fatores que afetam as receitas e a relevância que cada produto possui na lucratividade da companhia.
No ambiente de TI moderno, o investimento no Business Intelligence pode ser visto como algo muito lucrativo, pois essa abordagem consegue tornar-se rapidamente uma ferramenta estratégica. Ela terá um papel chave para que a empresa consiga eliminar desperdícios, aumentar o seu market share e ter novas formas de atender ao seu público-alvo.
O BI é importante para a otimização de processos como a criação de políticas de mercado, melhoria do relacionamento com clientes e previsão de tendências. Juntos, esses fatores contribuem para que o negócio seja mais eficaz e competitivo, atingindo um número maior de metas a médio e longo prazo.
Os potenciais benefícios do Business Intelligence no ambiente corporativo são diversificados. Eles incluem a melhoria (e aumento da agilidade) dos processos de tomada de decisão, otimização das rotinas corporativas e aumento da eficiência interna. Além disso, o BI pode auxiliar a empresa a criar novas fontes de negócio por meio de um direcionamento mais eficaz das políticas internas.
Esses fatores, juntos, contribuem para a maior parte dos ganhos de competitividade do negócio. Tenha em mente que sistemas de Business Intelligence são cruciais para que o negócio consiga identificar tendências do mercado e avaliar qual a melhor forma de enfrentar os desafios diários das rotinas corporativas.
As rotinas de Business Intelligence tornam os processos de gestão da organização mais inteligentes. Eles passam a ter um foco maior na análise de informações, o que permite ao gestor avaliar mais fatores ao tomar uma decisão ou planejar um novo investimento. Assim, todas as atividades têm a sua lucratividade ampliada.
O relacionamento com clientes e parceiros comerciais será otimizado. A empresa terá mais capacidade para prever as necessidades de seus consumidores, tornando o seu portfólio de serviços adaptado às tendências do mercado.
Além disso, a compra de matéria-prima será feita com maior precisão, evitando desperdícios. Hoje, toda empresa possui na sua capacidade de eliminar custos sobressalentes um fator estratégico e que deve ser incentivado a todo momento.
As políticas de gestão de riscos também se beneficiam com o Business Intelligence. Além de tornar o rastreamento de riscos preciso, o BI permite que analistas consigam identificar o impacto das ações preventivas tomadas e rastrear problemas já existentes. Dessa forma, o empreendimento conseguirá maximizar o impacto dessa estratégia e manter todos os seus fluxos de trabalho com alta performance continuamente.
As estratégias de Business Intelligence são estruturadas a partir de um conjunto de ferramentas que, juntas, criam o ambiente ideal para o negócio analisar os seus registros. São elas:
soluções de data mining: são softwares responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e análise de grandes quantidades de informações disponíveis tanto em meios digitais quanto analógicos. Assim, é possível verificar comportamentos e definir padrões por meio de rotinas de análise preditiva. Em geral, as técnicas utilizadas com esse objetivo incluem as redes neurais e as árvores de decisão;
ferramentas de query report: são as soluções utilizadas para consulta de informações para a criação de relatórios;
budgeting e forecasting: essas ferramentas de TI permitem criar uma rotina de controle orçamentário e previsão de vendas;
Business Performance Management (BPM), Corporate Performance Management (CPM) e Enterprise Performance Management (EPM): são as soluções que, em conjunto, devem ser utilizadas para o monitoramento do comportamento das receitas de acordo com uma série de fatores.
As estratégias de Business Intelligence também podem incluir sistemas de visualização de dados (para a criação de gráficos e outros mecanismos de análise) e criação de dashboards. Isso permite a visualização sem complicações de indicadores de performance e métricas. Essas soluções podem estar hospedadas na web, acessíveis via aplicativos mobile ou serem executadas por meio de um aplicativo local.
Nada impede a empresa de integrar softwares livres com sistemas proprietários para conseguir desenvolver uma estratégia de BI de alto impacto. Com o auxílio de APIs, diferentes soluções de Business Intelligence são integradas em uma plataforma unificada e de alta performance.
As informações utilizadas para os processos de Business Intelligence são armazenadas, em geral, em um banco de dados de alta performance. Eles podem estar integrados à nuvem ou serem executados localmente.
Em ambos os casos, a solução que fora a escolha da empresa para armazenar dados deve ser capaz de guardar, em segurança, diferentes tipos de registro. Informações estruturadas e não estruturadas, como logs, registros de sensores e redes sociais precisam ser salvos em um local que seja facilmente acessado apenas pelas pessoas corretas.
As informações utilizadas nos processos de Business Intelligence incluem o histórico de vendas do empreendimento, registros obtidos da web e de aplicações internas. Os registros coletados são a base do processo de BI e, justamente por isso, devem ser de alta qualidade. O que (e como) será coletado vai variar a cada projeto de BI de acordo com os objetivos da companhia.
Para isso, eles passam por um processo de integração, consolidação e “limpeza”, que elimina grande parte dos registros de baixo valor para o processo de análise. Chamada de Data Warehousing, essa rotina garante que apenas as informações realmente úteis estarão prontas para uso quando for necessário.
As ferramentas de analytics facilitam a criação de relatórios detalhados, que sejam capazes de dar ao analista uma visão ampla sobre o empreendimento. Assim, a empresa pode identificar os problemas e adotar medidas corretivas de alto impacto.
O processo de implementação de estratégias de Business Intelligence é composto por uma série de etapas. A primeira delas é identificar o que se deseja obter com o Business Intelligence. Como os impactos proporcionados pela ferramenta são elevados, a empresa precisa ter um bom direcionamento das suas necessidades, algo crucial para que o BI tenha um bom impacto. Entre os objetivos mais comuns, destacam-se:
aumentar a efetividade do planejamento estratégico e operacional da companhia;
otimizar os processos de tomada de decisão;
diminuir os custos de atividades que impactam indiretamente os lucros do negócio;
reduzir os custos operacionais em geral;
a manutenção e ampliação do grau de competitividade do negócio;
aumentar a qualidade dos produtos e serviços da empresa;
encontrar novas oportunidades de negócio;
aumentar o market share da corporação;
prever tendências de mercado;
tornar as políticas de marketing e vendas mais lucrativas;
antecipar riscos operacionais.
A partir disso, a companhia pode definir como será o processo de coleta de informações. Os canais que serão utilizados, assim como o formato e a frequência das capturas são fatores que dependem dos objetivos de cada rotina de Business Intelligence.
Também deve-se definir quem fará o uso das informações dos processos de Business Intelligence. Em geral, essa parte é dividida entre três grupos de profissionais: os produtores e analistas; que geram os relatórios e fazem a análise básicas dos dados coletados, e os gestores, que consolidam os resultados da avaliação e dão corpo ao processo.
Toda a equipe interna deve estar profundamente envolvida com o processo desde as suas etapas iniciais. Testes devem ser realizados para garantir que cada profissional conheça as bases do Business Intelligence e consiga ter um trabalho de alta performance.
Nesse momento, os canais de comunicação são peças chave. É por meio deles que o gestor responsável pelo projeto de Business Intelligence conseguirá comunicar resultados, mudanças em rotinas, distribuir alertas e resultados.
Eles devem ser multidirecionais, garantindo que sugestões possam ser enviadas e recebidas por todas as partes. Assim, a empresa terá uma alta capacidade de sempre manter a sua estratégia de Business Intelligence eficaz e com alto impacto.
Durante todas as etapas, os resultados devem ser monitorados constantemente. Isso dá ao gestor a capacidade de identificar problemas rapidamente e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo necessário para que os objetivos estratégicos sejam incorporados ao empreendimento.
Deve-se, também, garantir a integridade, qualidade e confiabilidade dos dados disponíveis para análise. Isso é feito por meio das seguintes estratégias:
backups regulares dos dados, para que qualquer registro seja feito quando for necessário;
implementação de políticas de segurança, permitindo que os registros fiquem em um ambiente controlado e acessível apenas para as pessoas certas;
uso de ferramentas de armazenamento eficazes, que sejam capazes de salvar dados sem corrompê-los;
uso de técnicas para a filtragem de conteúdos;
avaliação periódica do alinhamento das soluções disponíveis para análise com o perfil do negócio e as suas metas de médio e longo prazo.
Durante a construção da estratégia de BI, as soluções adotadas precisam estar alinhadas com o perfil da empresa. Assim, garante-se que o empreendimento poderá aproveitar ao máximo as opções disponíveis para obter insights sem prejudicar a sua rentabilidade e capacidade de realizar novos investimentos.
Hoje, trabalhar na base da tentativa tornou-se um erro grave, que pode prejudicar drasticamente um negócio. Empresas modernas devem conhecer profundamente os seus clientes, as tendências do mercado e as necessidades de parceiros comerciais.
Para isso, inúmeras estratégias são utilizadas. Há analistas que buscam em modelos estatísticos a chave para o sucesso empresarial. Por outro lado, também há o caso dos profissionais que cruzam o histórico de vendas da companhia com dados do mercado para avaliar como planejar estratégias de mercado.
Nesses cenários, as pesquisas de mercado também possuem o seu papel chave. Elas contribuem para os processos de tomada de decisões, uma vez que o negócio conseguirá avaliar a partir de métodos qualitativos e quantitativos como o consumidor se relaciona com a empresa e quais os seus objetivos a médio e longo prazo.
Entretanto, essas ferramentas, ainda que utilizadas em conjunto, já não conseguem lidar com o novo fluxo de informações existente. As redes sociais, junto aos smartphones e novas formas de coletar e transmitir dados em meios digitais, ampliaram consideravelmente as informações disponíveis para análise, tornando o mercado mais complexo e dinâmico.
Analistas passaram a ter uma dificuldade crescente para lidar com o grande número de informações disponíveis para análise, criadas em meios digitais e analógicos. Para que isso seja possível, entram em cena as soluções de Business Intelligence.
As estratégias de Business Intelligence são cruciais para que negócios consigam atuar em um mercado em que o consumidor é mais conectado e consome múltiplas fontes de informação. Elas possuem as bases para que o empreendimento consiga processar dados de forma estratégica, a partir de rotinas bem definidas e objetivos claros.
Dessa forma, utilizando soluções de TI e modelos analíticos, o gestor poderá obter insights dinâmicos, que estão adaptados para a realidade do empreendimento. Assim, é possível garantir o sucesso das estratégias de mercado, otimizar rotinas internas, reduzir custos e maximizar a competitividade da companhia.
Assim, o Business Intelligence assume um papel estratégico, sendo crucial para a criação de novas oportunidades de negócio. E se você quer receber mais posts sobre essa tendências, assim como conhecer nossas postagens em primeira mão, assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!
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