Como você diria que está a inteligência do seu negócio? O Business Intelligence (BI) sempre foi uma parte importante de empresas que buscam performance e otimização estratégica, mas, recentemente, esse tipo de relação entre coleta, análise e gestão de informações vem se tornando vital.

Isso acontece porque a tecnologia exige organizações cada vez mais inteligentes para continuarem competitivas. O seu modelo de negócio precisa do BI para não ficar para trás? Veja como responder a essa pergunta!

Como identificar um modelo de negócio que necessita de BI

Não é difícil fazer essa análise. Existem vários sinais de que uma empresa precisa investir em inteligência para garantir estratégias eficientes e bons resultados de performance. A maioria deles passa pela desorganização, pela dificuldade de interpretar números e a falta de investimento em tecnologia.

Se o seu modelo de negócio se encaixa em algum dos itens abaixo, é hora de repensar o seu planejamento.

Se a análise de resultados não acompanhou a complexidade dos números

Empresas pequenas geralmente não precisam utilizar muito do Business Intelligence para automatizar a coleta e a interpretação de dados porque seu volume operacional é pequeno. Uma pessoa é suficiente para centralizar essa função sem sobrecarregá-la em paralelo a outras atividades.

Mas se o seu negócio está em crescimento, o BI é imprescindível. Organizações que estão fazendo a transição de média para grande são as que mais sofrem com a falta de processos organizados de análise estratégica. Por isso, perdem muitas oportunidades ou se tornam instáveis, sem que diretores ou gerentes percebam.

Se o negócio demora muito tempo para visualizar resultados

Quando a empresa implementa uma nova estratégia de negócios, mas só consegue coletar resultados sobre ela tempos depois, é sinal de que algo está muito errado.

Tempo é uma moeda valiosa demais no mercado para ser desperdiçada. O ideal para manter a competitividade é aplicar, analisar e iterar o mais rápido possível; conceito chamado fail fast (falhe rápido). Se a sua equipe não tem a capacidade de acompanhar esse ritmo, significa que o BI atual não é suficiente.

Se um profissional da empresa está sobrecarregado com planilhas e relatórios

Muitas companhias têm aquele funcionário que não consegue tirar os olhos dos números, desperdiçando tempo e esforço com processos que já poderiam ser automatizados.

O BI se trata disso: automação e interpretação, principalmente com suas melhores ferramentas de análise. Se esse é o seu caso, não seria melhor colocar essa pessoa encarregada de funções mais estratégicas?

Se cada funcionário tem uma planilha diferente para trabalhar

Na hora de planejar dentro de uma empresa, um dos maiores motivos de atrasos, retrabalhos e conflitos internos é a disparidade de números.

Quando um modelo de negócio ainda está baseado na análise manual de dados e resultados, é muito comum que cada funcionário chegue na reunião com um relatório diferente. O Business Intelligence engloba metodologia e automatização para centralizar e digerir informações.

Se a diretoria não se sente bem preparada em reuniões com clientes

Você gostaria de ter esse tipo de informação pronta em uma reunião, para demonstrar ao seu cliente em tempo real? Então, sua empresa precisa de BI.

As ferramentas de inteligência de negócio usam de tecnologias como inteligência artificial e machine learning para unir números de todas as fontes e interpretá-los de uma forma relevante ao seu cliente.

Não é apenas a automatização da coleta que traz vantagens para um negócio, mas principalmente a segmentação e análise diversa de forma inteligível e instantânea.

Se está difícil compilar resultados anteriores para planejar ações

Essa análise é importante para o seu cliente, mas também para sua equipe. Quanto do histórico da sua empresa você consegue utilizar para criar novas estratégias?

Pensar o futuro sem olhar para trás é a receita perfeita para o retrabalho e erros repetidos. O Business Intelligence proporciona essa base para o planejamento, coloca todos os colaboradores na mesma página e aproveita a contribuição de todos para definir as metas mais apropriadas.

Como se preparar para utilizar o BI na empresa

Não precisa nem fazer a conta; basta que seu modelo de negócio se encaixe em um dos itens acima para que o BI seja a solução adequada para o seu empreendimento.

Mas como fazer essa transição, da coleta e interpretação manual de dados relevantes para a automação e inteligência? Existem três pontos cruciais para que você se prepare da melhor forma possível. Vamos a eles!

Definir indicadores de performance

Os Key Performance Indicators (Indicadores-chave de performance) são as métricas que você deve eleger como essenciais para avaliar o sucesso do negócio.

Para que o BI seja aplicado com eficiência e dê resultados imediatos, é importante que você defina esses parâmetros antes de qualquer ação, para que a estrutura do sistema seja implementada em volta desses quesitos.

Preparar a equipe

Outra forma de garantir o sucesso do BI é treinar sua equipe antes da implementação de novas soluções, além de incluir os colaboradores na fase de planejamento.

Dessa forma, você garante que a empresa esteja alinhada e motivada para tirar proveito da inteligência de negócio desde o primeiro dia, trazendo resultados imediatos para a organização.

Escolher a ferramenta de BI mais apropriada

Talvez este seja um dos pontos mais importantes da utilização de Business Intelligence, portanto é bom pesquisar com bastante atenção as soluções de BI disponíveis no mercado.

Existem várias plataformas e softwares que propiciam os benefícios da inteligência às empresas, mas variam bastante em preço, escopo e entrega. Com certeza, o mais completo e popular deles é o Qlik, usado no mundo inteiro em todos os setores corporativos.

Porém, mesmo que sejam ferramentas completas para tirar maior proveito do BI como solução estratégica, o recomendado é a contratação de empresas especializadas em inteligência para consultoria de soluções, implementação e suporte do sistema.

Por que um parceiro é tão recomendado? Porque sua empresa não pode esperar mais. Um modelo de negócio que apresenta quaisquer desses sinais de problemas, na hora de lidar com índices de performance, precisa de um bom BI.

Se esse é o seu caso, entre em contato conosco! A Toccato tem estratégias específicas para lidar com o Business Intelligence em qualquer modelo de negócio e pode ter a solução perfeita para você!