Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Looker: transformando dados em insights visuais

Looker: transformando dados em insights visuais


O mundo de dados passa por uma revolução. A forma de analisá-los avançou enormemente nos últimos anos, com a criação de softwares e plataformas de inteligência artificial. Neste cenário, a Toccato busca atualizações constantes, com as melhores soluções para empresas que desejam incluir Business Intelligence nos seus processos. Atualmente, no mercado, um recurso que facilita a visualização de dados é o Looker, do Google Cloud. 

Essa ferramenta permite criar relatórios personalizados com visualizações interativas. A partir disso, uma empresa pode tomar decisões mais inteligentes e acelerar inovações. Assim, o crescimento do negócio acontece de maneira mais rápida e efetiva. 

Vamos entender de forma completa como o Looker funciona, passando pelos seguintes pontos: 

  • Como o Looker pode te ajudar a obter insights dos dados?
  • O que fazer com o Looker?
  • Como o Looker se destaca entre outras plataformas?
  • Parceria da Toccato com o Google Cloud
  • Contrate os serviços do Google Cloud para sua empresa

Como o Looker pode te ajudar a obter insights dos dados?

Pessoa mexe no computador. Na tela, existem vários gráficos, o que ilustra a função do Looker, de trazer a visualização de insights de dados
Looker possibilita que o usuário tenha insights de dados, com visualização simples e personalizável

As empresas coletam dados para entender o cenário em que ela se encontra, o mercado em que ela está inserida e como progredir diante dessas duas conjunturas. Apesar disso, eles não têm valor se não forem analisados apropriadamente. 

O Looker trata as informações e as transforma em experiências de fácil compreensão e  visualização. Ambas as características permitem a geração de valor e criam experiências. Com a ferramenta é possível:

  • Unificar dados para análise: A ferramenta converte dados de uma forma que qualquer usuário consiga entendê-los, funcionando como um hub central para as informações;
  • Interagir com os dados: A Inteligência Artificial possibilita que métricas vão além de números. Elas se transformam em painéis interativos, com filtros, e abrem a possibilidade do usuário fazer perguntas para esmiuçar os dados da melhor forma;
  • Acelerar fluxos de trabalho: O Looker permite a criação e configuração de fórmulas, modelagem de dados, criação de relatórios e compartilhamento de insights com equipes e pessoas interessadas.

Dessa forma, a ferramenta traz insights claros sobre os dados, o que facilita a percepção de possíveis problemas, como custos excessivos e falhas em processos. Questões, que antes estavam camufladas, ficam muito mais visíveis com o Looker. 

Outro ponto importante é que a ferramenta do Google Cloud pode ser usada por todos os tipos e tamanhos de negócios que desejam obter insights. Isso porque, ela é altamente personalizável. Os usuários podem usufruí-la sem obstáculos técnicos, alterando a modelagem dos dados, visualização deles e integração com plataformas externas. Por consequência, as percepções sobre o negócio ficam muito mais compreensíveis.

Ícone do podcast desvendados da Toccato. Texto: Conheça nosso podcast DesvenDados e mergulhe no universo de dados! Ouvir no Spotify!

O que fazer com o Looker?

O Looker tem diversas funcionalidades, destacadas dependendo do uso da empresa. De uma forma geral, ele traz como sua principal solução, a interface amigável, o que fortalece a percepção sobre os dados por qualquer pessoa de uma equipe. Desse modo, a colaboração de data na rotina deixa de ser um pesadelo e passa a se tornar aliada. 

Para entender melhor a funcionalidade do Google Cloud, vamos conhecer alguns exemplos práticos dela. Um deles está relacionado aos provedores nas nuvens. Hoje em dia, empresas são multicloud, ou híbridas. Isso gera altos custos, que são dificilmente reduzidos por conta da complexidade de receber insights sobre os gastos em cada plataforma. Nesse sentido, o Looker traz soluções. Ele elabora relatórios completos, resultando em ineficiências percebidas e resolvidas. 

Profissionais de marketing também se beneficiam dessa função. Uma das suas possibilidades é segmentar clientes com base em comportamento do consumidor e preferências de produtos. Outra forma de usá-la é reconhecer quais canais, mensagens e estratégias estão gerando o maior retorno. 

Além disso, a personalização do Looker facilita a monetização de dados, que a empresa coleta. O nível de especificação da funcionalidade é tão poderoso, que permite a criação de produtos, de modelos de precificação únicos e de oportunidades. Tudo isso, com a análise de insights fornecidos pelo Looker, de maneira extremamente visual.

Como o Looker se destaca entre outras plataformas?

Uma maneira bastante simples para explicar o Looker é a seguinte: Em um lugar desconhecido, é melhor desbravá-lo sem saber por onde começar, ou ter um mapa detalhado em mãos?

Acima de tudo, a ferramenta traz confiança e ainda demonstra qual é o caminho mais eficiente a ser seguido, em um mundo repleto de dados. Nesse sentido, ela tem benefícios, que precisam ser destacados:

  • Interface interativa, o que permite que a análise de informações seja feita até por usuários não técnicos;
  • Melhores recursos de visualização, o que transforma dados em informações atraentes e esclarecedoras;
  • Flexibilidade para o diagnóstico de data, pois a ferramenta suporta um grande número de fonte de dados;
  • Segurança no manejo de informações, já que permite o controle de acesso personalizado, dependendo da função do usuário e quais tipos de conteúdos ele pode ter conhecimento. 

Parceria da Toccato com o Google Cloud

O Looker faz parte do Google Cloud Plataform, que tem parceria com a Toccato. Essa união oferece desde infraestrutura e serviços de computação até plataformas de machine learning e análise de dados, com tecnologia de ponta, para negócios. 

Ela combina a expertise da Toccato com as constantes inovações do Google Cloud, aumentando as possibilidades de inovação, eficiência e escalabilidade. Isso, em escala global, o que garante disponibilidade para os serviços, confiabilidade na qualidade dos processos e, consequentemente, expansão dos negócios para um nível internacional, caso seja a meta. 

Em síntese, a união de forças da Toccato com o Google Cloud permite que empresas alcancem um nível superior de transformação digital, utilizando o que há de melhor no mercado sobre Inteligência Artificial, gestão de informação e detecção de tendências e problemas nas empresas.

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Contrate os serviços do Google Cloud para sua empresa

De fato, os serviços do Google Cloud são capazes de alavancar qualquer empresa. Não existe ramo de negócio que não demande a análise de dados de forma inteligente, que capture a essência da informação desde o seu nível mais simples até o mais complexo. 

Entre em contato com a Toccato e perceba como o Looker unifica e cria a visualização de informações de uma maneira personalizada para o que você precisa.

Artigos relevantes

BigQuery + Looker: solução para acessar big data

BigQuery + Looker: solução para acessar big data


BigQuery e Looker são ferramentas complementares. Entenda como elas podem se unir para simplificar a agilizar a análise de big…

Leia mais
5 tendências de inteligência artificial generativa

5 tendências de inteligência artificial generativa


Produção de insights e necessidade de governança de dados são algumas das tendências apontadas pelo relatório do Google Cloud sobre…

Leia mais
Transformação digital: como ela impulsiona a análise de dados

Transformação digital: como ela impulsiona a análise de dados


A transformação digital na análise de dados é crucial para o sucesso empresarial. Ela permite a leitura de informações com…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados