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Inovação e gestão: como inovar em uma grande empresa?

Inovação e gestão: como inovar em uma grande empresa?


Com o avanço da tecnologia e um mercado cada vez mais competitivo, a busca por inovação é algo que já faz parte da rotina de muitos gestores. Explorar novas ideias e aplicar estratégias inteligentes que otimizem os processos organizacionais são questões essenciais e merecem atenção especial para uma empresa inovadora.

Entretanto, é comum que surjam dúvidas quanto a quais seriam as melhores formas de adotar essa estratégia. Afinal, grandes instituições têm um funcionamento complexo, e é preciso agir de forma acertada.

Neste post, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para ajudar a criar um ambiente inovador em sua empresa. Confira!

Por que grandes empresas devem inovar

Atualmente, os mercados estão cada dia mais competitivos e isso se dá como consequência de diversos fatores. Os principais incluem:

  • aumento do número de concorrentes;
  • grande incerteza em relação ao futuro;
  • clientes mais exigentes e, ao mesmo tempo, menos apegados às marcas.

Como um atendimento de excelência já deixou de ser diferencial, a alternativa para as empresas se destacarem está justamente na inovação. E ela pode ser promovida por meio de novos produtos, serviços, modelos de negócios, canais de distribuição, além do desenvolvimento da marca e criação de novas tecnologias, por exemplo.

Quando uma organização alcança o status de empresa inovadora — promovido por meio de metodologias bem estruturadas e com o uso de ferramentas adequadas —, ela consegue diminuir as incertezas, atender às expectativas dos clientes e aumentar a satisfação desse público.

As práticas e ferramentas que podem ajudar no processo

Nos tópicos a seguir, conheça algumas ferramentas e métodos que podem ajudar na gestão de uma empresa inovadora.

Design Thinking

Trata-se da inovação focada no cliente e no relacionamento. O objetivo é proporcionar uma experiência de compra que seja, ao mesmo tempo, satisfatória para o consumidor, rentável para a empresa e viável (do ponto de vista tecnológico).

Por meio desse método, organizações de todos os portes conseguem ampliar os conhecimentos sobre o público e transformar essas informações em um modelo de negócio mais eficaz e lucrativo.

Mapa de empatia

Ouvir os consumidores e tentar entender suas necessidades e demandas ajuda a entender como a empresa pode ser útil para solucionar esses problemas. Assim, é possível desenvolver novos produtos e serviços de acordo com as perspectivas e expectativas dos clientes.

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Essa ferramenta ajuda a transformar ideias em novos projetos, com base na resposta para 7 perguntas:

  1. What (o que será feito);
  2. Why (por que será feito);
  3. Who (quem serão os responsáveis);
  4. Where (onde será feito);
  5. When (quando será feito);
  6. How (como será feito);
  7. How much (quanto vai custar).

Diagnóstico da inovação

Essa metodologia foi elaborada pela 3M e consiste em 20 perguntas utilizadas para avaliar como os colaboradores enxergam o nível de inovação na empresa. Por meio dela, é possível identificar quais são as principais causas que impedem a organização de inovar. Com base nisso, é criado um plano de ação, definindo os objetivos, responsáveis e datas de conclusão. 

O que é preciso saber para desenvolver uma empresa inovadora

Nos próximos tópicos, vamos explicar melhor vários aspectos que envolvem a criação de uma cultura da inovação, desde os primeiros passos até a reavaliação da estratégia. Saiba mais!

Comunicação é fundamental

O primeiro passo para implementar, ou até mesmo aumentar o ritmo das inovações de uma empresa, é criar um ambiente mais comunicativo. Você deve estar cansado de ouvir que, quando o assunto são os negócios, comunicação é tudo. Entretanto, nem todo mundo é capaz de promover um ambiente no qual todos estejam alinhados quanto aos objetivos da empresa.

É preciso definir um plano de ações e aplicá-lo em parceria com os funcionários. Cada profissional deve compreender de que forma o seu trabalho impacta os resultados finais da empresa e aplicar-se na melhoria dos processos.

Isso não é possível sem que a empresa realize eventos de treinamento e conscientização. A ideia deve ser espalhada a todos os setores, de forma que haja sinergia na hora da ação. Como mostraremos a seguir, é preciso tratar a questão da inovação como uma cultura empresarial. Por isso, invista em uma comunicação interna eficaz!

A inovação deve fazer parte da cultura da empresa

Existem diversas ferramentas e técnicas que permitem a implantação de uma ideia inovadora em um contexto empresarial. Entretanto, sem uma movimentação coletiva que transforme o pensamento inovador em uma cultura daquele grupo de pessoas, essas pequenas mudanças serão apenas exceções em meio a um ambiente estagnado.

Uma empresa inovadora tem, antes de tudo, um pensamento coletivo inovador. Para isso, é importante investir em práticas de comunicação que incentivem os funcionários a exporem suas ideias. Afinal, cada profissional sabe melhor que ninguém de que forma seu trabalho é feito — e, provavelmente, tem algumas ideias para que o processo seja otimizado.

É comum que uma pessoa tenha uma ideia simples, mas extremamente eficiente, para melhorar o próprio trabalho, mas acaba guardando para si, pois acredita que sua voz não será ouvida.

Criar canais de comunicação é fundamental

Invista em reuniões e momentos de convívio que aproximem os funcionários uns dos outros. Além disso, crie canais de comunicação como caixinhas de sugestões. Outra estratégia interessante é mostrar que os líderes devem estar abertos às sugestões de cada funcionário de seu time durante as reuniões, para que, então, repassem aos seus gestores.

Essa prática não só faz brotar ideias — desde as mais simples até as mais brilhantes e revolucionárias —, como gera um sentimento de reconhecimento por parte da empresa em cada profissional.

Um funcionário que sente que é ouvido pela empresa aumenta sua autoestima e, consequentemente, sua produtividade

Mudanças são inevitáveis

O panorama do mercado muda constantemente e, com ele, a dinâmica interna das empresas. Quem dita as tendências de cada setor é quem muda para se adaptar às novas necessidades. Por isso, não tenha medo de implementar ideias e mudar um processo.

Evitar desperdícios, eliminar burocracia desnecessária e encurtar processos são alguns dos movimentos estratégicos naturais de uma empresa que busca melhorar seus produtos e serviços. É esse o processo que resulta na evolução e no crescimento de uma empresa. Ainda assim, é óbvio que um bom gestor se preocupa com as metas a serem alcançadas. Por isso, é preciso utilizar ferramentas de controle desse processo.

É preciso avaliar

Fazer um planejamento estratégico é essencial para qualquer ação que você pretenda tomar em sua empresa. Entretanto, a única forma de garantir que tudo siga conforme o planejado é criando parâmetros para avaliação e controle. O que torna um processo de gestão inovador é repensar as formas de agir. E isso inclui suas práticas de avaliação.

Como dito, o conhecimento de cada profissional sobre seu trabalho deve ser valorizado pela empresa. Por isso, uma estratégia de avaliação muito eficaz é pedir feedbacks constantes dos funcionários quanto às inovações que estão sendo implementadas.

A definição de parâmetros e objetivos para o andamento de um plano continua no alicerce de qualquer avaliação. Entretanto, com o suporte de todos os funcionários, é possível garantir que as inovações tragam o resultado esperado. Caso contrário, será possível agir a tempo — e sem sustos — para buscar uma alternativa mais eficaz.

Seja por meio de objetivos, seja mediante feedbacks ou auditorias, avaliações agregam mais valor à empresa, pois tornam a gestão dos processos mais eficiente. E, se o assunto é ferramenta voltada à gestão, não há como deixar de pensar no que a inovação nos traz de melhor.

A tecnologia trabalha a seu favor

Os avanços tecnológicos andam em um ritmo exponencial. Eles já fazem parte até mesmo de nossas vidas cotidianas e se fazem ainda mais presentes no setor empresarial. É impossível pensar em inovação sem considerar a ampla gama de recursos tecnológicos disponível para implementá-la em uma empresa.

Existem ferramentas de gestão extremamente úteis para todos os itens que citamos aqui. Desde softwares e aplicativos que facilitem a comunicação e promovam um ambiente mais alinhado até sistemas que gerenciem o fluxograma de trabalho, os objetivos e prazos a serem alcançados.

Uma empresa inovadora busca constantemente ferramentas que atendam às suas necessidades de forma mais eficiente. É preciso beneficiar o trabalho dos colaboradores e otimizar a gestão dessas informações por parte de quem toma decisões importantes.

Fique de olho na integração de sistemas

Se há uma tendência inovadora dentro da própria evolução tecnológica, é a integração de sistemas. Cada aplicação deve ser não só intuitiva, para facilitar a aprendizagem e o uso, como também precisa se comunicar com os outros sistemas implantados em uma empresa.

Um sistema de gestão integrada é algo inestimável para uma empresa inovadora. Nele, as informações relacionadas a cada setor são unificadas e manipuladas de forma a permitir a exibição de um panorama para o gestor.

Tendo isso em vista, lidar com a tecnologia de forma inovadora é buscar por aplicações que ofereçam diferentes formas de visualização dos dados de uma empresa. Integrar informações de processos aos recursos de gestão garante a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Não por acaso, é possível verificar que, cada vez mais, as grandes empresas buscam por sistemas que integrem suas informações em um único local e que seja de fácil acesso. Isso torna mais dinâmicas as tomadas de decisão e traz um diferencial para a marca que busca se destacar no mercado.

O papel do Business Intelligence como um excelente aliado

As soluções de BI são um elemento fundamental no contexto de uma empresa inovadora, uma vez que fornecem informações essenciais para o processo de tomada de decisão. Por meio delas, é possível:

  • analisar o comportamento dos clientes;
  • estimar necessidades;
  • antecipar-se a tendências;
  • identificar lacunas que podem ser preenchidas com novos produtos e serviços;
  • formular novas estratégias, entre outras coisas.

Dessa forma, mesmo que de forma indireta, a tecnologia se torna uma excelente aliada para a implementação de uma cultura mais voltada para a inovação.

Como você pôde ver até aqui, chegar ao status de empresa inovadora é algo que demanda bastante planejamento e algumas mudanças na cultura organizacional. No entanto, é o melhor caminho para se conquistar o crescimento, bem como a satisfação dos clientes — chegando, assim, a uma fatia de mercado cada vez maior, em comparação aos concorrentes.

O que achou deste post? Se interessou e quer saber mais sobre inovação e como o Business Intelligence pode ajudar, na prática, nesse processo? Então, entre em contato conosco agora mesmo, fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

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