Eficiência operacional em alta no setor supermercadista com Qlik
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
Solução Estação Digital reúne informações de todas as secretarias do governo, o que possibilita melhor tomada de decisão e benefício para a população. Com orçamento anual que gira em torno de R$ 33 bilhões e com população de mais de 9 milhões de habitantes para atender, o governo de Pernambuco sentiu a necessidade de ter em mãos, de formar rápida e segura, informações estratégicas necessárias para a tomada de decisão.
Para tal, a equipe técnica da Assessoria Especial ao Governador (Aesp), em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), desenvolveu a Estação Digital, aplicação que reúne as informações relevantes de todas as secretarias, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz), responsável pelo sistema de arrecadação e execução dos gastos públicos, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), com indicadores de controle, e a Secretaria de Planejamento e Gestão, a quem compete administrar o modelo integrado de gestão.
“Tínhamos um problema de alinhamento entre os órgãos. Algumas secretarias não conheciam informações a respeito das outras, mesmo que trabalhassem juntas em algumas ações. A Estação Digital veio com o intuito de concentrar e compartilhar essas informações. Outra questão importante resolvida foi a tempestividade. Muitos dados estavam desestruturados, o que culminava em grande esforço para compilação e entrega ao gabinete do governador. Por meio da solução desenvolvida, pactuamos novos fluxos de informações mais efetivos junto aos órgãos e trabalhamos para garantir que a versão mais atualizada dos dados esteja sempre disponível online”, afirma Márcio Marques, gerente de Informações Estratégicas da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco.
A solução, que tem como objetivo proporcionar agilidade nas decisões, uma vez que as informações já estão disponíveis e podem ser acessadas com mais facilidade de interação, utiliza diversos recursos de usabilidade da tecnologia da Qlik, fornecedora de soluções de análise visual de dados e de business intelligence (BI).
Sandra Lubambo, gerente geral de Informações e Governança da Assessoria Especial, afirma que a implantação do projeto trouxe um grande desafio.
“Para que se tenha uma ferramenta ideal de apoio à decisão, precisamos que todos os dados estejam integrados e atualizados. Esse é o desafio: mobilizar os órgãos para obtenção das informações, que são a matéria-prima da Estação Digital”.
Ela explica que todo o orçamento previsto para o Estado demanda decisões, como quais setores priorizar no orçamento ou o redirecionamento de recursos para outras ações que beneficiam mais a população. Sendo assim, o dia a dia dos gestores é pautado na tomada de decisões que envolvem aspectos econômicos, políticos e administrativos.
“E a Estação Digital permite ter uma visão panorâmica do Estado, o que resulta em ações que beneficiam diretamente toda a população”, diz.
De acordo com Gilberto Costa, diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Toccato, maior distribuidora Qlik no Brasil e responsável pelo apoio ao projeto, a solução beneficia diretamente o gabinete do governador, o secretariado e suas assessorias diretas.
“Em reuniões quando ele precisa tomar alguma decisão, agora ele tem acesso fácil a todas as informações de todas as secretarias reunidas em um só local, de forma rápida e ágil. Com essa aplicação, não é preciso garimpar informações, o que diminui o tempo de análise e tomada de decisão”, explica.
O intuito do governo de Pernambuco é que a ferramenta seja utilizada por todas as secretarias para facilitar os negócios internos, estimulando os gestores a contribuírem e a utilizarem essa tecnologia.
“A ideia é suprir essa gestão de informações sobre arrecadação do Estado, despesas, folha de pagamento, imprensa e dar uma visão geral”, diz o executivo.
Fonte: Computer World
Escrito por: Assessoria de Imprensa Idéiacomm
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
A análise preditiva é uma técnica poderosa que utiliza dados para prever tendências e antecipar problemas. No setor varejista, isso…
Primeiramente, a escolha da solução de integração de dados demanda uma análise interna, para verificar as necessidades da sua organização,…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados