Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Consultoria Toccato: qual a importância do consultor em um negócio? #Post2

Consultoria Toccato: qual a importância do consultor em um negócio? #Post2


Algumas vezes, a administração de uma empresa traz desafios difíceis de superar. Nesse contexto, uma boa orientação é essencial para que a companhia seja capaz de vencer os obstáculos e seguir na trajetória que a leva ao sucesso.

É aí que entra o papel do consultor. Quando o empreendimento contrata uma consultoria, tem à disposição profissionais que podem entregar valor. Isso serve tanto para a execução de um projeto completo quanto para melhorias pontuais de processos ou capacitação da equipe.

Na Consultoria Toccato, isso acontece a partir da troca de conhecimento possibilitada pela parceria: os consultores são especialistas com ampla experiência no segmento, bem como conhecimento de mercado. Eles representam um auxílio importante para o empreendimento em áreas em que sua equipe não tem expertise.

Quer saber como a Consultoria Toccato pode ajudar a descobrir o problema real da sua instituição — que pode inclusive ser diferente daquele que sua equipe imagina? Então, continue com a gente e acompanhe o conteúdo a seguir!

Qual a importância de uma consultoria para um negócio?

O consultor é o profissional que apóia a equipe da organização na construção da dúvida que ela tem. Depois, ele cria uma recomendação com as melhores práticas para indicar qual caminho a companhia deve seguir a partir desse diagnóstico.

É com o auxílio desse especialista, portanto, que o gestor tem acesso à identificação do problema. Em geral, os sintomas são um sinal de alerta importante, pois é a partir deles que é possível investigar as possibilidades, mas eles não necessariamente são a causa do problema.

Qual é o papel do consultor?

De forma simples, o papel do consultor é orientar e educar o gestor. É comum que a companhia enfrente uma dificuldade e não saiba qual é sua causa. Assim, no início do processo, o gestor quer construir um determinado sistema, mas, depois que o especialista avalia a situação, identifica a causa e sugere algo mais efetivo, ele passa a questionar por outro ponto de vista.

Isso porque, com o passar do tempo, o gestor aprende com o consultor. Dessa forma, em uma indústria, por exemplo, o papel do consultor seria sugerir melhorias nos processos. Quando inicia o projeto, no entanto, ele percebe que outras áreas também demandam mudanças e passa a atuar de forma a contemplar o sistema de forma mais holística.

Essa transferência de conhecimento é uma das características mais marcantes da Consultoria Toccato. Os especialistas da empresa, que têm entendimento em várias verticais de negócios, comunicam toda a inteligência da companhia ao cliente — tudo isso com base nas melhores práticas e metodologias do mercado.

Isso é possível porque os consultores têm certificações na área, bem como experiência em outros segmentos. Dessa forma, eles podem fazer uma abordagem mais ampla do negócio — e esse conhecimento de outros setores pode fomentar mais oportunidades para a empresa.

Assim, a Consultoria Toccato alia o conhecimento técnico à prática em outros mercados para entregar valor e resultados para a organização. Esse know-how é obtido na atuação em diferentes clientes de todo o Brasil ao longo de mais de dez anos em organizações de segmentos e portes variados.

Quais os benefícios de se contratar uma consultoria?

Um dos maiores benefícios da consultoria é ajudar a agregar valor ao conhecimento sobre o segmento que a equipe da empresa já tem. Com isso, os consultores se tornam referência e são lembrados sempre que há dúvidas no dia a dia ou na implantação de novos projetos. A ideia é que o cliente use todo o potencial da tecnologia — o que é uma consequência natural desse processo.

Para isso, o consultor ouve o cliente, compartilha seu conhecimento e aplica a metodologia: o resultado é um ganho exponencial do uso dessas ferramentas. O cliente, então, passa a aplicar a metodologia em sua rotina e passa até a associá-la a outras áreas.

Em outras palavras, quando contrata um consultor, a organização recebe como benefício uma experiência de vários anos em metodologias e documentações. Na Toccato, os profissionais são certificados e têm profundo conhecimento em todas as ferramentas da plataforma Qlik.

Quem precisa de uma consultoria?

Empresas que observam indicadores de desempenho abaixo da média podem considerar a necessidade de obter o aconselhamento de uma consultoria. Dessa forma, elas podem corrigir os problemas de maneira objetiva, mas é essencial que estejam abertas a aceitar as sugestões oferecidas pelos consultores.

Isso significa, ainda, que é fundamental oferecer informação confidencial sem restrição para que os especialistas investiguem o que pode ser melhorado. Se a organização não estiver preparada para incorporar as mudanças apontadas, o investimento é perdido.

Se, por exemplo, a companhia tiver falhas nas contas a receber, a consultoria pode sugerir a definição de uma política de crédito para clientes. Assim, é mais fácil saber, entre outros, quando o crédito a um cliente deve ser negado para não comprometer as finanças do empreendimento. O consultor pode guiá-la em direção aos melhores resultados.

Como escolher a consultoria adequada?

Algumas precauções devem ser tomadas no momento de escolher a consultoria mais adequada para a organização. Vale, por exemplo, verificar a carteira de clientes para entender que tipo de casos seus especialistas costumam atender. A preferência deve ir para aquela que já atuou na vertical da companhia.

Além disso, é importante avaliar o atendimento prestado. Isso vai permitir que o empreendimento saiba como é o atendimento que a consultoria oferece a seus clientes e, a partir disso, determinar se esse formato é interessante para suas necessidades.

Outro aspecto a ser considerado são as certificações e o know-how dos consultores. É isso que mostra que eles vão utilizar as melhores práticas de desenvolvimento para chegar à melhor solução. Afinal, eles comprovam o conhecimento técnico no tema e devem ser aliados à experiência em relação ao segmento.

E lembre-se de preferir consultorias experientes, confiáveis e com profissionais certificados. Os especialistas da Consultoria Toccato são certificados em Qlik Sense Data Architect, Qlik Sense System Administrator, Qlik Sense Business Analyst, QlikView Data Architect, QlikView System Administrator e QlikView Business Analyst.

Em resumo, ter o auxílio de uma consultoria pode ser o primeiro passo para que a companhia tenha melhores resultados em seus processos. A expertise e a experiência dos consultores vão colocar a organização no caminho certo para o sucesso.

Quer saber como sua empresa pode se beneficiar disso? Então, entre em contato com a gente e entenda como podemos ajudá-lo nessa caminhada!

Artigos relevantes

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding

A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding


ocê reparou que a Toccato mudou? Nossa marca passou por uma transformação significativa, refletindo nosso compromisso com a inovação e…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados