Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Consultoria Toccato: destaque seus serviços ou produtos no mercado! #Post3

Consultoria Toccato: destaque seus serviços ou produtos no mercado! #Post3


As empresas recorrem ao apoio de profissionais especializados em determinada área de negócio sempre que precisam melhorar a performance de seus colaboradores, reduzir custos, investir em novas tecnologias ou revisar seus processos empresariais. A consultoria Toccato, por exemplo, ajuda as organizações a solucionar suas necessidades de TI e a aperfeiçoar suas rotinas e processos decisórios por meio de dados.

Quer saber qual é a importância de contar com uma empresa especializada em uma área de negócio e descobrir bons critérios para definir se deveria contratar a consultoria Toccato para sua companhia? Então, confira!

Por que uma consultoria é importante?

As empresas buscam uma consultoria por causa da combinação de vários fatores. Abaixo, listamos os principais.

Foco exclusivo no resultado almejado

O trabalho de uma consultoria é marcado pela interação com pessoas, projetos e tecnologias da empresa contratante durante um tempo delimitado. Isso ajuda todas as partes a manter o foco e os esforços concentrados na busca pelo resultado, e não na identificação e punição de culpados pelos problemas encontrados.

Ou seja, a contratação de um terceiro, com prazo pré-definido para gerar os primeiros resultados, apoia-se num diagnóstico rápido, com alternativas de resolução de problemas e dedicação ao escopo de implantação das ações que reverterão aquela situação.

Mitigação de riscos e benchmark

Algumas vezes, o medo de errar impede os colaboradores da empresa de abraçar novas oportunidades e arriscar alternativas diferentes para um problema.

Com uma consultoria, ocorre o contrário. Por ter participado de diversos projetos, com cenários e desafios diferentes, os consultores podem estabelecer uma comparação entre as práticas de maior sucesso adotadas por outras organizações e as alternativas desenhadas para aquele projeto. Essa atitude diminuirá os riscos de insucesso, acelerará a tomada de decisão e eliminará os problemas de forma mais eficiente.

Intermediação e neutralidade de interesses

Sempre que a organização propõe uma mudança nos processos e rotinas das pessoas, há um certo conflito. Afinal, as alterações são interpretadas pelos colaboradores como uma ameaça às suas habilidades, atitudes e conhecimentos, pois exigem adaptações significativas de seus trabalhos.

Ao receber a proposta de um agente externo, baseada em melhores práticas de mercado, a relação entre empresa e trabalhador é preservada e as mudanças são vistas como neutras e focadas no resultado pretendido por todos os envolvidos.

Por exemplo, a consultoria Toccato apoiou a implantação do QlikView em uma indústria de ferramentas. Isso ajudou os gestores da organização a otimizar seu tempo de análise de informações operacionais e estratégicas, ao não precisarem se preocupar com a coleta e organização de dados. Ou seja, não houve um desalinhamento entre os interesses dos envolvidos.

Expertise e economia

Outra vantagem é contar com profissionais extremamente capacitados, sem ter que investir na contratação e gestão do recurso. Isso acelera o processo de implantação das práticas e tecnologias recomendadas, sem comprometer outros investimentos estratégicos da empresa.

Um bom exemplo disso é relatado por uma indústria de papel. Com mais de 350 colaboradores e filiais em 5 cidades brasileiras, a empresa contratou a consultoria Toccato para apoiar a implantação de uma ferramenta de BI.

Com isso, diminuiu os esforços administrativos, passou a enxergar os pontos negativos e positivos de suas operações em tempo real e agilizou os processos de tomada de decisão. O resultado constatado pelo gestor de tecnologia foi o crescimento orgânico do grupo e a profissionalização dos processos decisórios da organização.

Quais os diferenciais dos serviços da consultoria?

Ao contratar uma consultoria, a empresa contratante espera um serviço diferenciado daquele que seria oferecido por um colaborador interno. Abaixo, listamos alguns exemplos de aplicação de uma consultoria que se diferenciam da utilização de colaboradores na realização das mesmas tarefas:

  • capacitação: o cliente já tem um time de especialistas, mas, diante de um novo desafio, eles precisam ser treinados para extrair todo o potencial de uma ferramenta ou recurso. Nesse caso, em vez de investir em treinamentos pessoais, a contratante poderia realizar workshops ou academias in company para aperfeiçoar seus colaboradores. A vantagem aqui é poder contratar um pacote de horas, com escopo bem delimitado para viabilizar a obtenção de novas capacidades;
  • terceirização de demanda: em vez de contratar mais pessoas, o cliente pode terceirizar uma demanda específica e diminuir a necessidade de gestão sobre aquele projeto;
  • melhoria na utilização de recursos: com um diagnóstico, a consultoria poderia listar os gaps e otimizar a infraestrutura do cliente, tornando o ambiente de TI mais estável e rápido;
  • tratamento de dados: apoio na definição da governança e segurança dos dados corporativos.

Por que contratar a consultoria Toccato?

Com mais de oitocentos clientes no Brasil, a consultoria Toccato tem vários casos de sucesso em que a empresa contratante combinou os serviços ofertados pela contratada para alcançar o objetivo pretendido em menos tempo.

Por exemplo, a Toccato pode apoiar as seguintes áreas:

Implantação de novas tecnologias

Adoção de novas ferramentas, como aquelas orientadas ao Business Discovery; criação de painéis de BI e estruturação de novos ambientes.

Treinamento de equipes

Apoiando a adoção de tecnologias recém-implantadas, reforçando os benefícios e potenciais de uso das ferramentas, e transferindo conhecimentos estratégicos para a empresa contratante.

Otimização dos recursos contratados

Com um plano de sustentação, revisão da infraestrutura, direcionamento de servidores, divisão e clusterização de alguns serviços de TI, bem como com o treinamento da equipe, a consultoria Toccato elimina possíveis gaps das empresas e aumenta o retorno do investimento (ROI) que fizeram em tecnologia.

Evolução planejada

Os consultores da Toccato podem estabelecer um cronograma de aumento do uso de soluções, como o Qlik Sense, o QlikView e o NPrinting, reforçando o uso da plataforma na definição de projetos estratégicos para o desenvolvimento e crescimento do negócio do cliente.

Em quais áreas a consultoria Toccato pode ajudar minha organização?

Atualmente, a consultoria Toccato apoia a utilização da plataforma Qlik em 3 áreas:

  • infraestrutura: oferecendo serviços de instalação, migração, dimensionamento, redundância, segurança e Quality Assurance ou garantia de qualidade (Q.A.) em Infra;
  • apps: desenvolvimento, design, segurança e Q.A. de aplicativos;
  • gestão: apoio à definição de estratégias corporativas, criação de regras e práticas de governança, planejamento de projetos e auditorias internas.

Logo, ao recorrerem à consultoria Toccato, as organizações dos mais diversos segmentos, como áreas governamentais (tribunais, órgãos da saúde e educação), varejo, indústrias, alimentos e bebidas, podem esperar por uma ampla gama de serviços.

Ao combiná-los é possível organizar os modelos de dados e estabelecer políticas de governança sobre eles, modelando aqueles que não estejam estruturados, redefinindo a infraestrutura da instituição, capacitando a equipe ou, simplesmente, obtendo um certificado de qualidade sobre as práticas utilizadas no desenvolvimento e utilização da plataforma Qlik.

Por contar com excelentes profissionais, a consultoria Toccato já recebeu a indicação e a referência de diversos clientes, o que dá mais segurança para as empresas que estão buscando serviços especializados. Aliás, se você pretende contratar uma consultoria, o diálogo com alguns clientes da empresa é indispensável para não errar na escolha de um parceiro confiável para seu negócio.

Quer conhecer um pouco mais sobre os serviços, histórias de clientes e projetos que a consultoria Toccato já desenvolveu e apoiou? Então, entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas!

Artigos relevantes

Como utilizar o Qlik Replicate para integração de dados

Como utilizar o Qlik Replicate para integração de dados


Você já conheceu o Qlik Replicate? Ele é uma ferramenta poderosa que permite que as organizações integrem diversas fontes de…

Leia mais
Desvendando o Poder da Tomada de Decisões com Qlik: Uma Jornada Incrível no Mundo da TI Empresarial

Desvendando o Poder da Tomada de Decisões com Qlik: Uma Jornada Incrível no Mundo da TI Empresarial


Introdução: Em um prédio imponente, onde os corredores ecoam com a abordagem do mundo corporativo, conheça nosso personagem principal, Carlos,…

Leia mais
A importância da gestão de dados em tempo real para negócios orientados por SAP

A importância da gestão de dados em tempo real para negócios orientados por SAP


Você já parou para pensar na enorme quantidade de informações que uma empresa lida diariamente? Agora, imagine esse volume de…

Leia mais