As análises de dados chegaram para impulsionar as demandas dentro de empresas e das organizações. Habitua-se a um novo universo de ferramentas tecnológicas voltadas para a combinação de estratégias de negócio com análises preditivas. 

 

O Business Analytics (BA) é uma dessas tendências que traz o uso da análise de dados e informações para o desenvolvimento de estratégias dentro de diferentes áreas de uma mesma organização. 

 

Através desta abordagem é possível entender o comportamento de clientes, prever tendências de mercado, aprimorar ações e otimizar produtos, entre outros vários benefícios  sobre os quais iremos conversar mais a frente. 

 

Por quais motivos as empresas devem investir em Business Analytics?

Sua empresa pode ganhar uma outra perspectiva, mais analítica, com base em resultados, dados e em estratégias muito bem planejadas. 

 

O Business Analytics irá trazer para o negócio uma confiabilidade amplificada no momento de tomar decisões. Bem como, uma performance mais dinâmica dentro do mercado e a redução de retrabalhos, erros e desperdícios de recursos. 

 

Além disso, a realização da análise dos dados da empresa poderá levar ao aumento considerável do número de clientes, principalmente em função das ações mais assertivas e do processo analítico. 

 

A tecnologia também permite a automação de atividades voltadas para análise e planejamento de ações, causando uma diminuição no tempo e força de trabalho gastos para realização de tarefas antes manuais. Este ponto influencia em um fluxo de trabalho mais ágil, retornos imediatos e informações mais acuradas

 

Outros benefícios que o Business Analytics poderá fornecer para sua empresa ou organização envolvem o uso de técnicas avançadas para tratar de um grande volume de dados; identificação de informações apropriadas em momentos oportunos; e a tomada de decisões com base na compreensão do comportamento do cliente.

 

É importante que, para que esses benefícios sejam concretizados, exista uma sintonia entre a prática correta do Business Analytics, que deve ser fundamentada na cultura corporativa, e a sua organização. 

 

Como implementar o Business Analytics?

Como realizar essa estruturação dentro da sua empresa? Como enraizar toda uma abordagem analítica e estratégia na cultura corporativa do seu negócio? Entenda que nenhuma tecnologia ou ferramenta, por mais incrível e inovadora que seja, irá modificar o comportamento e a mentalidade dos colaboradores da sua organização. 

 

A mudança precisa começar por dentro, onde se apresenta uma cultura voltada para o Business Analytics, atrelada à inovação, ao resultado, à estratégia, ao dado, à análise e à transformação digital. 

 

Ofereça atualizações para TI

Um dos pontos fundamentais e que servem de pilar para a implementação dessa tendência é a atualização da equipe e dos profissionais de TI da sua empresa

 

Ferramentas e profissionais com noções defasadas podem acabar estagnando as operações da sua organização. 

 

É preciso investir em treinamentos e recursos para que estes colaboradores adotem a nova tecnologia e aprimorem seus conhecimentos de forma constante. 

 

Desenvolva uma gestão voltada a dados

Não restrinja as análises de Business Analytics apenas ao setor de TI, é imprescindível que todos os setores estejam alinhados e entendam que o dado é o ponto principal de todos os processos do negócio. 

 

Uma gestão será realizada de forma ideal quando todos os setores e departamentos da sua organização tiverem a análise de dados como parte fundamental para os processos e tomadas de decisões. 

 

Escolha a plataforma correta

O terceiro ponto importante para a implementação é a seleção do fornecedor e da ferramenta correta

 

Existe uma variedade de possibilidades no mercado e é interessante observar as especificidades de cada uma delas. Esteja atento ao seu negócio, às suas demandas, e também entenda o contexto de mercado antes de realizar a contratação de uma ferramenta. 

 

Como melhorar a sua rotina com os serviços da Toccato?

É neste momento que a Toccato chega para transformar dados em decisões, impulsionar o seu negócio e torná-lo muito mais estratégico, analítico e com resultados assertivos. 

 

Ela traz soluções de análise de dados, simplificando o processo para todos, em qualquer lugar, com o objetivo de distribuir a plataforma Qlik para todo território nacional. 

 

Os serviços da Toccato possibilitam uma aplicação prática de todas as informações que foram apresentadas até aqui. 

 

Além da utilização de uma ferramenta de Business Analytics completa e dinâmica, há também o acompanhamento com uma consultoria e equipe técnica especializada. Suas especialidades podem ser empregadas no desenvolvimento de aplicações, gestão e infraestrutura. 

 

Sua empresa terá acesso a uma plataforma de qualidade, podendo ser tanto voltada para uma equipe de TI já pré-estabelecida dentro da organização, como para uma equipe de gestão que não possui conhecimento técnico na área. 

 

Quais são os benefícios da Qlik?

A Plataforma Qlik é uma das ferramentas de Business Analytics mais atualizadas e completas da atualidade. 

 

Feita para utilização individual, em grupo ou em organizações, ela oferece oportunidades para explorar os dados e desenvolver insights instantaneamente

 

Alguns dos seus benefícios são:

Desenvolvimento intuitivo de visualização

Utilizando como base o processo de “arrastar e soltar”, as visualizações possuem um desenvolvimento intuitivo. 

 

Elas permitem a descoberta de todas as conexões entre os dados, mostrando aqueles insights que seriam escondidos em modelos de hierarquia tradicionais. 

Flexibilidade na pesquisa

A Plataforma Qilk consegue realizar a coleta de todas as sequências de pesquisa e realizar a conexão de pontos, fazendo a relação de dados e informações em todos os lugares possíveis. 

Diversidade de informação

Outro benefício é a possibilidade de pesquisar e explorar múltiplas fontes de dados no mesmo aplicativo, com o objetivo de descobrir pontos de vista mais amplos, sem afetar o desempenho.

Mobile

Poderá utilizar a ferramenta com mobilidade completa, seja em dispositivos tablets ou smartphones, contando ainda com adaptação automática dos painéis.

Funcionalidade

É muito interessante acompanhar esta funcionalidade e compartilhar resultados, análises, descobertas e colaborações através do método de “contar histórias” que deixa as coisas visualmente muito mais facilitadas.

Eficiência em resultados

Aqui a ferramenta demonstra Flexibilidade, ao responder perguntas inesperadas de forma imediata e com confiança.

Centralização de informações

Tenha certeza que todas as aplicações estejam usando fontes de dados comuns, sem precisar de conexões de bancos dentro do próprio aplicativo. Contando ainda com a centralização e sofisticação do controle. 

Qlik Sense Desktop

Por último, tenha acesso ao Qlik Sense Desktop. Através dele é possível desenvolver e dividir demonstrações, relatórios, painéis de controle, integrar dados de múltiplas fontes, com navegação rápida e intuitiva. 

 

Venha conversar com um dos nossos consultores especializados, tenho certeza que a nossa ferramenta de análise de dados pode fazer a diferença no seu negócio.