Como o setor varejista se beneficia com a análise de dados?
Definitivamente, o setor varejista sempre foi altamente competitivo, mas nos últimos anos, a transformação digital e o empoderamento dos consumidores…
A informação relevante tem sido o trunfo de empreendedores e gestores na corrida pela vantagem competitiva no mercado. Afinal, os dados significativos auxiliam no processo de tomada de decisão. Nesse ponto, a análise de tendências se torna uma ferramenta de gestão estratégica imprescindível em qualquer negócio.
Para que você tenha uma ideia, até 2020 mais de 90% das empresas devem adotar a tática de análise de dados como forma de antever o comportamento do público. Isso é ótimo do ponto de vista proativo, porque possibilita a implementação de medidas importantes a partir daquilo que foi detectado.
Aqueles que conseguirem compreender o impacto das mudanças a curto, médio e longo prazo certamente estarão mais preparados para atender às expectativas do consumidor. Por isso neste post destacamos a importância desse tema para uma jornada corporativa de sucesso.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como esse recurso pode ser usado a favor da sua empresa!
De forma resumida, trata-se de uma técnica que permite obter a direção de movimento do mercado. A metodologia reúne dados do passado e do presente, que auxiliam na projeção de resultados futuros.
Em linhas gerais, o mercado tende a se mover em forma de picos — dificilmente ele segue uma linha reta. Por isso, é importante descobrir para qual direção esses picos apontam, já que são eles formam as tendências.
Isso não tem nada a ver com deduções: são apontamentos precisos obtidos a partir da ampla visão sobre as ideias, os segmentos e os fatos de interesse. No final, isso gera uma linha de raciocínio potencializada, que leva à antecipação de comportamentos e situações como:
interesses de consumo;
nichos de mercado;
áreas e segmentos;
evolução de empresas e marcas;
oportunidades;
estilos e fatos, entre outros.
A identificação da tendência é uma das melhores maneiras de ajudar você a preparar determinada ação. Afinal, operando a favor dela é possível descobrir, por exemplo, se o produto será vendido quando ela estiver na alta ou na baixa.
Nesse caso, é essencial conhecer os formatos desses repiques:
alta: ocorre quando os vales e os picos estão no sentido ascendente. Nesse caso, o nível de preços da nova formação, por exemplo, fica acima da anterior;
baixa: diferentemente da alta, os vales e os picos são apresentados no sentido descendente e, portanto, o nível de preços da nova formação fica abaixo da anterior;
lateral: ocorre quando o movimento fica estável, ou seja, quando há equilíbrio no nível de preços. Isso quer dizer que a demanda e oferta se encontram no mesmo patamar. Você também pode dizer que, nesse caso, não há tendência, já que ela não aponta nem para cima nem para baixo.
As tendências, independentemente da direção apontada por elas, são classificadas em três categorias, de acordo com a duração de cada uma — primária, secundária e terciária.
primária ou principal: pode durar anos e, por isso, é chamada de tendência de longo prazo;
secundária: a movimentação é formada ao longo da principal. Assim, ela é considerada de médio prazo (duração de 1 a 3 meses);
terciária: quando os movimentos em torno da principal são reduzidos, ela é considerada de curto prazo (pode durar alguns dias, menos de 1 mês).
Em geral, a tendência principal é composta de várias secundárias que, na maior parte do tempo, se movem contra ela. A de médio prazo ocorre quando a de longo prazo é ascendente e apresenta uma correção para baixo na movimentação dos preços, associado a uma tendência alta.
A de curto prazo, normalmente, está presente nas tendências principal e terciária. Tenha em mente que, quanto mais longa é a tendência, mais importante ela se torna, pois consegue reunir um volume significativo de informações.
Nesse caso, uma tendência de curto prazo certamente não tem o mesmo peso de uma de longo prazo, por exemplo. Ou seja, uma tendência de 5 anos tende a ser mais relevante do que uma de um mês ou menos.
As linhas de tendência são utilizadas para identificar e mostrar os movimentos e as mudanças do mercado. Apesar disso, desenhá-las não é um processo complicado e a forma como elas se movimentam auxilia na definição de posicionamentos e de estratégias. Nesse caso, os dados determinam o tipo de linha a ser utilizada.
Saiba mais:
Usada quando os valores estão caindo ou crescendo, com taxas muito altas. Ela é muito útil, mas não deve ser criada se os valores apresentarem dados negativos ou zero.
Ela é usada com conjuntos de dados mais simples (reta), pois mostra se determinada coisa diminui ou aumenta com o valor de uma taxa fixada.
O seu formato é de uma curva e ela é utilizada para comparar medidas que crescem em um limite específico — como, por exemplo, a aceleração de um cavalo durante uma corrida. Nesse caso, os dados não podem ser zero ou nulos.
A linha curva desse modelo pode ser utilizada caso os números sejam positivos ou não. Ela é muito útil quando a taxa de alteração oscila com muita rapidez e depois fica plana.
Nesse modelo, a linha tende a suavizar as flutuações para mostrar uma tendência ou padrão com mais clareza.
Nesse formato ela também é curva e é utilizada quando os dados variam. Por isso, é adequada para avaliar situações de perdas e ganhos quando o volume de dados é extenso.
As linhas de canal nada mais são do que linhas paralelas à da tendência principal, cuja inclinação pode ser para cima ou para baixo. Ou seja, a cotação fica limitada pelas linhas de resistência e suporte. Independentemente disso, a interpretação tende a ser a mesma.
A técnica é usada para projetar gráficos relacionados à tendência de preço. Nesse caso, quando a inclinação está negativa, o canal é de baixa, porém, se é positiva, ele passa a ser de alta.
A metodologia é importante, porque ajuda você a lidar com as mudanças importantes do mercado. Desse jeito, as ações implementadas são utilizadas em favor do fluxo das tendências e não contra elas. Ou seja, é uma mina de ouro nas mãos, fácil de implementar e interpretar.
Cada vez mais os empreendedores e gestores precisam lidar com informações relevantes para atingir o objetivo do planejamento. Nesse ponto, a análise de tendências facilita e muito a organização das ações estratégicas, já que sempre aponta para o percurso mais adequado.
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