Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
A arquitetura de dados é fundamental para seu negócio!

A arquitetura de dados é fundamental para seu negócio!


Se a sua empresa utiliza informações geradas em softwares para captar insights e ter apoio na tomada de decisões, a arquitetura de dados é fundamental. A estruturação desse material permite uma análise mais aprofundada e de acordo com a estratégia do seu negócio. Assim, são buscados sempre os melhores resultados.

Um trabalho sólido de arquitetura de dados traz uma série de vantagens às empresas. O trabalho posterior de análise e de percepção de tendências acontece de maneira mais objetiva, o que implica diretamente o desenvolvimento do negócio.

Neste post, vamos detalhar o assunto. Confira o conteúdo e saiba como a sua empresa pode conquistar melhores resultados por meio dos dados!

O que é a arquitetura de dados?

O uso de dados já é uma realidade às principais empresas que têm o posicionamento estratégico como base de seu desenvolvimento. Essas informações possibilitam ter um entendimento do status atual do negócio, sua avaliação diante dos clientes, seu posicionamento de mercado e seus resultados.

No entanto, para fazer o uso adequado de todo esse conteúdo, é preciso ter uma arquitetura de dados eficiente. Trata-se de todo o planejamento e organização da maneira como a observação dessas informações será feita. Assim, nessa etapa são definidas as práticas de coleta e análise dos dados, além dos próximos passos.

A arquitetura de dados trata também dos padrões e do processo em que todas essas informações são estruturadas e organizadas. Desse modo, há uma definição direta de como tudo estará à disposição da empresa para consultas aprofundadas, podendo, então, gerar percepções diversas e insights valiosos diante dos resultados.

Arquitetura de dados é passo inicial e imprescindível

Antes de começar um trabalho com base em dados, toda empresa deve definir primeiramente a sua arquitetura. Isso garante que a atividade de exploração desses dados siga as normas ideais para a companhia. Assim, com essa padronização, é possível ter um alinhamento ideal com os objetivos do negócio.

Toda a estruturação dessa etapa deve ser realizada já pensando na aplicação estratégica. Isso garantirá mais produtividade no trabalho de análise futura, resultando em insights mais precisos e voltados aos objetivos da empresa. A arquitetura também permite que os dados estejam acessíveis e protegidos.

Essa preocupação prévia resulta em um trabalho de coleta e análise de ótimos resultados em longo prazo. A estruturação adequada permite que uma base sólida de informações esteja sempre à disposição de gestores e colaboradores de todos os departamentos.

assine newsletter toccato

Por que a arquitetura de dados é importante às empresas?

Além da estruturação necessária para a coleta e análise, a arquitetura de dados também traz vantagens estratégicas e muito pontuais às empresas. Esse trabalho traz mais do que organização. Também são obtidos destaques em relação à qualidade das informações que são obtidas por meio dos dados.

A arquitetura também define parâmetros dos tipos de informações que devem ser colhidas, trazendo esse alinhamento ao que a empresa mais tem interesse. Assim, resultados mais precisos e adequados à estratégia são obtidos. A seguir, confira melhor alguns pontos que justificam a importância da arquitetura de dados.

Filtra as informações relevantes

É fundamental ter uma filtragem adequada para que a análise de dados seja realmente produtiva. Há muita informação gerada e disponível para ser captada, no entanto, nem todas têm relevância para o negócio. É preciso separar o que realmente tem um viés estratégico e o que é métrica vazia, sem aplicação.

A arquitetura de dados tem essa filtragem como uma de suas principais etapas de trabalho. Assim, toda vez que novos dados forem captados, há a certeza de que eles são úteis. Isso minimiza o trabalho em cima de informações sem valor, tornando essa demanda mais estratégica e com uma produtividade melhor.

Facilita a consulta a dados específicos

A amplitude de dados é interessante e dá aos gestores e colaboradores a capacidade de acessar muitas informações. No entanto, há sempre o desejo de estar em contato com dados muito específicos. Isso só é possível quando há uma arquitetura que defina essas estruturas de informações.

Toda empresa tem indicadores de destaque, que são mais importantes do que outros. Quando a consulta a determinadas informações é facilitada, a análise a dados específicos acontece com maior fluidez. Esses indicadores importantes estarão sempre atualizados, graças à maior possibilidade de consultas mais singulares.

Otimiza processos

A arquitetura tem uma importante contribuição para a organização e distribuição de dados. Em uma analogia, eles ficam como em um supermercado. Cada tipo está armazenado em uma prateleira e, quando alguém quer consultá-los, já sabe onde encontrá-los. Essa distribuição torna os processos mais práticos, ágeis e simples.

Essa classificação das informações torna o fluxo de consultas e análises melhor. Dessa maneira, todo o trabalho realizado com os dados tende a se desenvolver com maior produtividade. De um modo geral, a empresa ganha por ter bancos de dados organizados, sempre considerando as suas necessidades específicas.

Alinha as ações do TI com os objetivos do negócio

O setor de TI das empresas está sempre disposto a entregar estruturas e sistemas totalmente adequados às atividades da companhia. Com a arquitetura de dados, não é diferente. Todas as ações são feitas pensando na empresa e no que ela precisa no seu cotidiano de trabalho com dados. A estratégia é sempre a base da organização.

Cada funcionalidade, organização e disposição das informações é feita diante dos objetivos que a empresa tem. Funciona como uma espécie de configuração personalizada, dando destaque a tipos de dados diferentes, de fontes específicas e com qualquer outra especificidade necessária. Isso favorece diretamente os resultados e a produtividade!

Fundamenta a tomada de decisões

tomada de decisões estratégicas é um dos principais ganhos possibilitados pelo trabalho com dados. São informações verossímeis e concretas que traduzem todas as atividades do negócio, além do desempenho de mercado e da relação com o público. Por meio desses dados, é possível definir o rumo de ações diversas.

A arquitetura de dados traz tudo que uma empresa precisa para ter esse grande volume de informações devidamente estruturado. Dessa forma, o acesso a elas é facilitado e preparado para que as análises sejam feitas de maneira direta. Como resultado, a tomada de decisão acontece sem nenhuma dificuldade e, principalmente, de forma totalmente estratégica.

Entender a arquitetura de dados é fundamental, já que ela possibilita um trabalho de análise mais produtivo e sem impeditivos às empresas. A partir dessa organização, fica mais fácil consultar informações e extrair delas as melhores percepções para ter a melhora buscada nos resultados.

Aprenda mais sobre esse assunto e saiba como aplicar a arquitetura de dados! Confira a capacitação da Toccato sobre o tema!

qlik-sense-desktop-toccato

Artigos relevantes

Como a virtualização de dados da Denodo transforma seu negócio

Como a virtualização de dados da Denodo transforma seu negócio


Descubra como a parceria entre Denodo e Toccato transforma o seu negócio! Com a virtualização de dados da Denodo e…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik


Você já parou para pensar no poder que os dados têm para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados