DaaS: guia para simplificar o acesso a dados
DaaS leva o gerenciamento de dados para a nuvem, possibilitando o processamento e integração de dados de várias fontes e…
O Facebook já conta com cerca de 140 milhões de usuários ativos só no Brasil. Com esse número, é possível entender o quanto é expressivo o número de pessoas conectadas e como uma boa gestão de redes sociais pode ajudar a alavancar muitos negócios.
Neste post, vamos oferecer seis dicas sobre como fazer esse gerenciamento de forma mais eficiente, conquistando um grande público e aumentando o alcance da sua marca. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!
Antes de mais nada, é crucial ter conhecimento sobre o seu público-alvo — e isso não vale apenas para a gestão das redes sociais. Também é relevante para estratégias de vendas e relacionamento com o cliente, por exemplo.
Conhecendo melhor os seus leads, fica mais fácil saber em quais redes sociais eles estão presentes e, assim, criar uma comunicação mais direta e eficaz. Afinal, não adianta investir pesado no Twitter se seu público se concentra, em grande parte, no Instagram.
Por isso, conheça bem quem é a sua persona e várias características ligadas a ela, como:
Feito isso, fica mais fácil decidir em quais redes a sua empresa estará presente e, consequentemente, quais perfis devem ser criados.
Não basta conhecer as pessoas para quem você vai falar e estar presente nas mesmas redes que ela. Criar uma estratégia de gestão é fundamental para garantir que as suas campanhas ajudem a sua empresa a se aproximar do público e alcançar os objetivos da área de marketing.
Para criar um planejamento efetivo, vale a pena identificar as respostas para questões como:
Se você não tiver um objetivo definido para a gestão de redes sociais, de nada vai adiantar ter vários perfis nas plataformas disponíveis. Sem metas bem claras e realistas, dificilmente o seu negócio vai crescer da forma como se espera.
O ideal é definir metas para cada rede, além de identificar quais são as melhores estratégias para cada uma delas. Entre os objetivos que podem ser definidos, estão:
É bem provável que seus clientes em potencial estejam em mais de uma rede social. Ao conhecer a sua persona, você já sabe melhor quais mídias ela utiliza e quais desses canais você pode aproveitar para aplicar a estratégia.
Contudo, é importante ressaltar que isso não quer dizer que todas as pessoas estarão em todas as redes ao mesmo tempo. Assim, é importante criar perfis para a empresa nesses canais nos quais a sua audiência está presente.
O planejamento é o que ajuda a entender os interesses da persona e o que deve ser publicado. Como dica de conteúdo que pode ser exposto nos perfis da empresa, podemos citar:
É importante se certificar de que os conteúdos sejam relevantes para sua audiência, além de apostar na criatividade, no uso de imagens e vídeos para chamar a atenção.
O conhecimento a respeito de quais tópicos mais atraem as suas personas é possível graças à primeira dica que oferecemos aqui: conheça bem o seu público-alvo. Se essa etapa foi bem executada, certamente ficará mais fácil saber o que pode ser publicado em seus perfis.
Nesse caso, você pode postar informações sobre a empresa, fazer anúncios sobre os produtos ou serviços, divulgar links para seu site ou blog, realizar promoções, sorteios e concursos, por exemplo.
Já o Instagram (assim como o YouTube) é uma rede social visual, com foco no compartilhamento de fotos. Ela pode ser usada para divulgar os produtos, curiosidades e notícias, por exemplo.
Com o recurso do Instagram Stories, é possível publicar vídeos curtos ou fotos (que desaparecem dentro de 24 horas) para mostrar o dia a dia na empresa e as novidades.
Já o LinkedIn é uma rede social com foco no profissional. Você pode publicar informações institucionais, procurar parcerias de negócio, alcançar investidores, entre outras.
Além dessas, existem várias outras mídias que podem ser utilizadas, mas, independentemente de qual delas seja de sua escolha, é de suma importância planejar conteúdos que agreguem valor e sejam relevantes para a audiência.
A interação é um dos aspectos que mais geram engajamento dos usuários. Responder comentários, tirar dúvidas sobre perguntas frequentes e utilizar as mensagens privadas como um canal de comunicação são formas de criar relacionamento com os visitantes.
Dessa forma, as pessoas se sentem mais bem-vindas e criam simpatia pelo seu perfil. Nesse momento, é essencial adotar uma linguagem coerente com o perfil do seu público.
Se a sua audiência tem entre 18 e 30 anos, por exemplo, você já sabe que pode adotar um tom mais jovem, como um bate-papo entre amigos. Se sua empresa atua em um ramo mais sério e tem um público mais adulto, o tom deve ser mais profissional e sóbrio.
Os dados sempre têm muito a dizer sobre os processos e seus resultados. Saber interpretá-los é o que faz a diferença na redefinição de estratégias e na tomada de decisão.
Existem diversas ferramentas de análise de dados que contribuem para avaliar se a sua gestão de redes sociais tem sido efetiva. Por meio delas, é possível executar tarefas como:
Além disso, as redes sociais também são um ponto de atendimento ao cliente. Por meio delas, recebe-se reclamações sobre os produtos ou serviços, sugestões de melhorias e outras questões que não podem ser ignoradas.
As opiniões fornecidas pelos seus seguidores servem como um termômetro para entender se a sua estratégia tem sido eficaz ou não. Assim, torna-se possível saber se a frequência de postagem é satisfatória, se os conteúdos abordados são do interesse da persona, se a sua interação cativa a audiência, entre outras coisas.
Uma boa gestão de redes sociais pode tornar a sua empresa ainda mais próxima do seu público, além de alcançar outros clientes em potencial que, até então, provavelmente não conheciam a sua marca. Para negócios que almejam o crescimento, isso é fundamental.
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