DaaS: guia para simplificar o acesso a dados
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A gestão estratégica de empresas é baseada em tomar decisões corretamente. Gestores sabem que suas escolhas e direcionamentos podem trazer bons resultados e, para isso, mais do que nunca os dados são fundamentais. Atualmente, muitas informações são geradas graças à grande imersão das empresas na era digital.
Praticamente toda atividade realizada em softwares e sistemas gera dados. Usá-los para administrar uma empresa é uma cultura e tem nome: data-driven. A partir dessas informações, é possível conhecer melhor o negócio, entender seus resultados, prever cenários e tomar as decisões certas.
Neste post, você entenderá como utilizar essa filosofia de trabalho para o melhor direcionamento do negócio. Confira 6 dicas para otimizar a tomada de decisão!
Onde sua empresa erra? O que não dá certo? Quais os principais problemas enfrentados? Essas são perguntas complexas, mas que, se respondidas, podem fazer muita diferença. É fundamental detectar o que impede o desenvolvimento do negócio, para então trabalhar na solução mais adequada.
Os dados podem ser de grande valor nessa etapa. Eles ajudam a entender quais atividades da empresa não estão com o desempenho esperado. Com uma visão analítica competente, fica mais fácil de enxergar nesses números o que eles traduzem das operações da empresa. A partir disso, o trabalho é no sentido de solucionar.
As informações sempre trarão mais capacidade aos gestores de perceber onde a empresa pode melhorar. No sentido de remover problemas, é ainda mais fácil e preciso usar informações na detecção e solução dessas questões.
Para tomar decisão, os gestores precisam de informações de fácil alcance. Elas devem estar reunidas em uma só plataforma, na qual a manipulação e a consulta de dados seja prática. Centralizar todos esses resultados simplifica muito a forma como os colaboradores lidam com um grande volume de dados gerados a todo momento.
Sistemas modernos com base na cultura data-driven já fazem isso. Eles são capazes de recolher dados de diversas fontes e reuni-los em um só local. É fundamental buscar essa centralização, já que ela torna o cotidiano muito mais produtivo e prático. Chegar a bons resultados depende também de tarefas simples.
Nesse trabalho de geração de insights e percepção de tendências, as empresas precisam do suporte de plataformas. Elas conseguem fazer essa centralização, o que permite o acesso e a visualização fáceis para todos os departamentos.
Boas equipes formam empresas competitivas. Esses talentos precisam ser captados, treinados e também devem ser alocados onde melhor performam. Os gestores dependem diretamente do trabalho de seus funcionários e também é seu papel entender como cada uma dessas pessoas ajuda na solução de questões.
A tomada de decisão depende da solução de demandas comuns ao dia a dia de uma empresa. Montar uma boa equipe de funcionários é entender a qualificação de cada um e direcioná-los para as atividades certas. Esse entendimento permite montar departamentos sólidos, entrosados e capazes de gerar boas análises.
Esse é o cenário perfeito para trabalhar com pessoas capacitadas para lidar com todo tipo de desafio. Ao entender a qualificação de cada colaborador, o gestor tem a certeza de que eles levarão boas percepções para suas escolhas em prol da estratégia.
O planejamento é parte fundamental na gestão estratégica de um negócio. Antever oportunidades de crescimento faz parte disso, mas também é necessário estudar o que pode dar errado. Essas variáveis são inerentes a qualquer atividade, por isso, um estudo de riscos e possibilidades confere maior proteção e o fator de antecipação.
Ciente do que pode acontecer, a empresa já tem medidas úteis que ajudarão a lidar com qualquer problema. Isso só acontece quando a análise dos dados gerados é feita sobre essa diretriz. Mais que propor novas ações para ganhos, as informações colhidas e administradas devem proteger de perdas e situações de risco.
Planeje sempre o que pode acontecer, dentro de uma análise realista e em prol da preservação das atividades e dos patrimônios. Isso também será de grande utilidade para possíveis tomadas de decisões futuras.
Probabilidades existem para ser avaliadas com toda dedicação. Os diferentes cenários que a empresa pode alcançar vão gerar situações igualmente distintas. Simular esses resultados ajuda a ter uma preparação prévia para quando cada um deles acontecer. Uma atuação estratégica não aceita que seu negócio seja pego desprevenido.
Esse trabalho de simulação ajuda a definir ações estratégicas competentes para cada cenário. De uma forma, ainda que eles não aconteçam tão cedo, é também uma garantia de que gestores estarão prontos para tomar a decisão adequada em um futuro. Esperar diferentes cenários dá o poder de previsibilidade, o que traz muita segurança.
Essa simulação deve ser feita justamente com estudo em dados. Análises ajudam a entender como essas situações seriam alcançadas. Com propostas já bem desenhadas em cada uma delas, o gestor saberá exatamente o que fazer.
A cultura data-driven é mais do que uma alternativa. Atualmente, é fundamental se basear em dados para gerir empresas. Uma postura estratégica, que trabalha com metas, objetivos e resultados, só pode ser adotada se há o acesso à informações valiosas, seja do mercado ou de todas as atividades de um negócio.
Dados ajudam diferentes departamentos em suas análises. Cada um deles tem uma perspectiva, metas e objetivos em prol da estratégia da empresa. Com acesso à essas informações, é possível ter percepções específicas. A partir desses dados são gerados os insights para os direcionamentos exatos, para tomar decisões e gerar oportunidades.
Com a prática de data-driven na empresa, é possível transformar todo esse alto nível de informações em material útil para gestão estratégica. Essa cultura deve ser a base das empresas modernas, que sabem extrair o melhor de seus dados.
Tomar decisão sem erros, com responsabilidade e dentro do que o negócio tem como estratégia é o que toda companhia busca atualmente. Com essas 6 dicas será possível fazer as escolhas certas e alcançar o desenvolvimento do negócio.
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