Nós sabemos que, em tempos de internet, big data e mudanças tão rápidas, fazer a gestão das informações geradas é uma atividade estratégica. Nesse contexto, a governança de dados é usada pela área de TI, em conjunto com os demais setores, para otimizar essa gestão.

Os desafios enfrentados por quem atua em governança de dados estão ligados, principalmente, a segurança, orçamento e cumprimento de regulamentações. Envolver todas as áreas para trabalharem com um objetivo comum também é um objetivo constante.

Mas, afinal, por que fazer uma boa governança de dados é tão importante? Como um bom processo aliado a ela pode reduzir riscos e melhorar os resultados? Continue lendo para entender!

O que significa governança de dados?

O termo refere-se às atividades de gerenciamento de informações, arquivos e dados de uma empresa. O objetivo principal é torná-los disponíveis para quem precisa e, ao mesmo tempo, protegidos contra acessos não autorizados e até mesmo ataques.

A governança de dados também busca controlar e padronizar as informações geradas, garantindo que todas as áreas falem a mesma língua. Por fim, ela também se preocupa em tornar a análise de informações mais automática e eficiente.

Por que ela é importante?

Houve um tempo em que processos manuais eram suficiente para gerir uma empresa. Antes dos computadores, essa era a única maneira e funcionou bem, até que eles chegaram.

Então, vieram as planilhas e documentos. Em equipes pequenas e com poucas variáveis, elas até podem funcionar. Porém, em equipes maiores e, principalmente, depois da aceleração da criação de informações com o uso massivo da internet, essas ferramentas deixaram de ser suficientes.

Atualmente, a quantidade de dados gerados só pode ser gerenciada por ferramentas estruturadas de coleta, armazenamento, processamento e proteção. Ou seja, uma política de governança de dados se tornou essencial para garantir tudo isso.

Quais são os riscos relacionados ao gerenciamento de dados?

Muitos gestores, empreendedores e demais profissionais, especialmente na área de TI, se deparam com o desafio de implementar uma política de governança de dados. Em muitas companhias, alguns riscos podem colocar a perder todo o planejamento. Confira os principais pontos de atenção!

Falta de engajamento

Engana-se quem pensa que gerenciamento de dados é uma função exclusiva dos profissionais de TI. A verdade é que todos os funcionários envolvidos na criação, compartilhamento e visualização de informações precisam participar do processo. Ou seja, é praticamente toda a empresa.

Porém, mostrar a necessidade de aplicar as boas práticas de governança de dados nem sempre é fácil. Justificar o investimento necessário também não costuma ser tão simples.

Portanto, para implementar uma boa política de gerenciamento de dados, será preciso implementar essa cultura dos dados na empresa e engajar todo o pessoal.

Baixa confiabilidade das informações

Que atire a primeira pedra quem nunca viu uma apresentação em um ambiente corporativo e questionou a veracidade dos dados apresentados. Argumentar sobre a origem e a confiabilidade das informações é, na verdade, uma atitude comum.

Portanto, uma boa política de governança também precisa se preocupar em minimizar as preocupações e em trazer confiabilidade. A origem dos dados e os filtros aplicados a eles devem ser bem definidos e estruturados.

Perda de dados e conteúdo

Perder dados, arquivos, documentos etc. é o grande pesadelo de qualquer funcionário. Seja por falhas no sistema de armazenamento, por vírus e malwares ou qualquer outro motivo, perder conteúdo não é uma opção dentro de uma estratégia de governança.

Deixar de cumprir normas e regulamentações

Outra grande preocupação dos gestores de empresas é garantir que os negócios estejam cumprindo normas e regulamentações. A governança de dados também precisa atuar nesse sentido e garantir que suas práticas atendam a protocolos de tecnologia, auditorias e marcos regulatórios.

Que resultados um bom processo de governança de dados pode trazer?

Em contraste com os riscos, um bom processo aliado à governança de dados tem potencial para trazer excelentes resultados. Quando o processo é bem estruturado, tem objetivos definidos e procedimentos simples, ele tem tudo para dar certo. Confira algumas vantagens trazidas por uma boa governança de dados!

Flexibilidade para lidar com mudanças

Um bom projeto de governança envolve medidas para lidar com as mudanças geradas ao longo do processo. Nem precisamos dizer que elas acontecem cada vez com mais frequência e a governança deve se preparar para elas.

Rever objetivos e procedimentos para otimizar os resultados é uma parte obrigatória de um bom processo.

Integração efetiva entre as equipes

Infelizmente, falhas de comunicação são um problema constante em muitos negócios. Com a governança de dados, porém, a integração entre as equipes pode ser potencializada e desenvolvida de maneira efetiva.

Em um bom processo, TI e demais áreas do negócio atuam como aliadas para criar procedimentos que atendam às demandas variadas e que proporcionem clareza na comunicação de informações entre as equipes.

Segurança

Segurança de dados é, frequentemente, tema central de muitas discussões relacionadas à tecnologia. Essa é, talvez, uma prioridade para muitos gestores. Boas práticas de governança também auxiliam na redução, na mitigação e no controle de riscos, proporcionando a tão sonhada segurança.

Padronização de tecnologias e procedimentos

É normal que áreas distintas demandem softwares e procedimentos específicos. Quando não existe uma boa governança de dados, porém, distribuir as informações para outros setores é uma tarefa complicada.

Em contrapartida, com um bom procedimento ligado à governança, existe uma padronização das tecnologias. A empresa passa a ter uma linguagem comum em suas apresentações, gráficos e demais comunicações.

Automatização e produtividade

Outra grande vantagem da governança de dados é a automatização de tarefas. Elimina-se as etapas de coleta manuais de dados, em planilhas e outros relatórios, e isso passa a ser feito por softwares. Os resultados são a redução de erros e o aumento da produtividade.

Retorno do investimento

Frequentemente, as equipes de tecnologia são cobradas para comprovar o retorno de um investimento feito. Se a governança não é implementada com um bom processo, isso pode se tornar praticamente impossível.

Pelo contrário, quando ela é feita usando soluções adequadas e processos bem pensados, o retorno sobre o investimento tende a ser muito positivo.

Competitividade

A implementação de um bom gerenciamento de dados e de melhorias constantes já deixou de ser um diferencial e se tornou obrigatória. A análise de dados e o uso de Business Intelligence é vital para manter a competitividade e conseguir sobreviver no mercado.

Com tudo isso, fica fácil perceber que uma boa política de governança de dados é capaz de reduzir riscos e otimizar resultado em qualquer negócio. Quando um bom processo está aliado a ela, a TI ajuda — e muito — na alocação correta de investimentos e no alcance das metas do negócio.

E então, gostou de saber mais sobre a governança de dados e sua importância? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e faça a informação chegar aos seus amigos e colegas!