Em um mundo cada vez mais avançado e orientado por dados, o setor supermercadista não pode ficar para trás na busca por soluções inteligentes. E é nesse contexto que o Business Intelligence (BI) emerge como uma ferramenta essencial. 

Neste blog, vamos explorar como o BI está transformando o cenário dos supermercados. Além de apresentar o nosso Analytics BI Supermercado que pode ajudar você a impulsionar as vendas do seu negócio varejista. 

– O que é BI?
– Principais necessidades do setor supermercadista
– Por que BI é importante para supermercados
– Analytics BI Supermercado da Toccato

Imagem de um olho com gráficos holográficos. Texto: Dados impulsionam negócios. Conheça as melhores soluções para você! Quero conhecer!

O que é BI?

Primeiramente, antes de aprofundarmos a relação de BI com o setor de supermercados, é necessário compreender o que é BI e para o que ele serve.

Em suma, o BI é uma ferramenta muito importante para uma gestão estratégica. Com ela, é possível gerar insights valiosos e melhorar a tomada de decisões em um negócio. E, com isso, impulsionar eficiência operacional, promovendo a agilidade empresarial em um ambiente dinâmico e competitivo.

Como funciona o BI?

Também conhecido como Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, o BI transforma dados brutos em informações que facilitam a gestão e impulsionam a empresa. 

O principal objetivo dessa solução é fornecer uma visão abrangente, baseada em dados, do desempenho do negócio.

Ele coleta, organiza e analisa dados dos sistemas necessários dentro da empresa. E, a partir disso, gera relatórios, dashboards e/ou painéis interativos que facilitam a interpretação e a análise. 

Por fim, o BI contribui para a eficiência operacional, pois permite uma alocação estratégica e eficaz de recursos. Além de proporcionar a otimização de processos e até identificar os setores que precisam de mais atenção. 

+ Transformação corporativa: WAM e Toccato elevam o BI com Qlik

Principais necessidades do setor supermercadista

Os supermercados são grandes negócios para a economia global. E a adoção massiva do Business Intelligence contribui para um crescimento constante. 

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre BI, vamos aprofundar sobre as necessidades do setor supermercadista que está aderindo a essa solução.

Vendas e gestão de estoque

Saber analisar, mensurar e quantificar as vendas e o desempenho do supermercado é fundamental. É comum que muitos varejistas tenham problemas de estoque tanto por faltar produtos, quanto por sobrar. 

Isso ocorre porque existe uma dificuldade em compreender com dados reais os padrões de compra dos clientes. Com essa compreensão, por exemplo, a gestão teria um controle de estoque diretamente relacionado com o comportamento do consumidor. 

Por exemplo, hábitos de compra sazonais. As mudanças climáticas influenciam os padrões de compra, fazendo com que o cliente selecione um produto ao invés de outro.

Além disso, tendo essa visão, outras estratégias poderiam ser adotadas. Entre elas, é possível citar marketing e oferta de produtos que impactam diretamente na satisfação do cliente. 

Segmentação de clientes

O setor supermercadista possui uma dificuldade em segmentar o consumidor já que possui um público mais abrangente. Porém, é importante estabelecer um público-alvo para que a comunicação seja eficiente. 

Dessa forma, é necessário ter uma visão clara do negócio para entender com quem falar, como falar e quando falar. 

Eficiência operacional

É crucial ter um panorama da operação de um supermercado. Para ele funcionar, existem processos logísticos, gestão de pessoas, controle de mercadoria e diversas outras funções. 

A falta de visibilidade em tempo real sobre todas essas áreas, pode dificultar a identificação rápida de problemas e a implementação de soluções proativas. E isso pode trazer diversos problemas, desde insatisfação do cliente até uma possível falência do negócio. 

+ O poder dos dados no processo de planejamento estratégico

Por que BI é importante para supermercados?

As necessidades citadas anteriormente são apenas algumas das inúmeras que o setor supermercadista tem. E a maioria delas são resolvidas com dados. 

Dados impulsionam negócios e existe uma razão para isso. É a partir deles que um gestor consegue identificar possíveis falhas e melhorias dentro da operação. 

O setor supermercadista, em especial, está inserido em um mercado extremamente competitivo, já que o comportamento de compra do consumidor visa a necessidade. Ele vai realizar a compra do produto que precisa independente do supermercado. 

Sendo assim, destacar-se pode parecer um desafio, mas com BI, é possível. Ter uma visão clara dos processos e da operação do seu negócio é crucial para que o funcionamento seja eficiente. E, no final, é claro que isso impacta na experiência do seu consumidor. 

+ Como a integração de dados pode ajudar sua empresa a crescer?

Analytics BI Supermercado da Toccato

E, por fim, para ajudar você nesse desafio de gestão, nós da Toccato temos uma solução especializada para otimizar o seu negócio. 

O BI Supermercado é a tecnologia essencial para a gestão do seu supermercado e rede de varejo. Ele é uma ferramenta de BI que atende 16 processos essenciais para qualquer supermercadista. 

A ferramenta proporciona visão nos processos de faturamento, orçamento, previsão de venda, promessa de entrega, expedição, exportação, meta de venda, assistência técnica, representante, cliente, política comercial, pedido de venda, pedidos WEB, pedidos mobile, SAC e tela de telemarketing.

Os principais benefícios são:

1. Evoluir o relacionamento com fornecedores

Com a ferramenta, será possível certificar-se que o estabelecimento está comprando pelo melhor preço e na quantidade adequada. Além de assegurar a uma melhor margem preservando a sua relação com o seu fornecedor. 

2. Enxergar as oportunidades

É comum ouvirmos a frase “nunca imaginava que esse produto vendia mais que outro” dos gestores de supermercado. É muito difícil ter uma visão clara de vendas sem acesso a dados precisos. Com a solução Bi Supermercado, você terá acesso às informações para interpretá-las e aguçar a sua visão de negócio.

3. Antecipar condição financeira

Com BI Supermercado, você terá acesso a informações simples e rápidas para entender a real situação financeira do seu negócio. Sendo assim, obterá fluxo de caixa projetado e um status orçamentário. 

Se você quer impulsionar o seu supermercado, nós da Toccato te ajudamos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a tecnologia BI Supermercado.

Quero impulsionar o meu negócio.