Enquanto a tecnologia se expande cada vez mais, novos conceitos passam a integrar as organizações com o objetivo de melhorar os processos e as decisões de negócio. As empresas data driven, por exemplo, fazem parte deste cenário inovador.

Existem diversos benefícios da aplicação de uma cultura voltada para dados, como essas organizações, trazendo assim, um olhar mais estratégico para a gestão e otimizando o trabalho das equipes.

Para que você entenda melhor o contexto das empresas data driven, criamos este artigo explicando o conceito e trazendo informações sobre como aplicá-lo na sua organização. Acompanhe.

O que são empresas data driven?

Quando falamos em empresas data driven, fazemos referência ao conceito utilizado para qualificar os processos organizacionais orientados por dados. Isso quer dizer que coletar e analisar informações é um ponto crucial.

Isso porque, no universo dos negócios da atualidade, os dados são essenciais para garantir uma tomada de decisão assertiva e um planejamento estratégico refinado, que juntos, garantem uma gestão mais concisa e segura.

O conceito tem origem na ciência de dados, que utiliza os métodos científicos, algoritmos e processos de maneira multidisciplinar, com o objetivo de gerar conhecimento de forma estruturada ou não.

Ou seja, utilizando análises computacionais sobre um grande volume de materiais, é possível encontrar soluções e insights sobre o seu negócio de maneira muito diferente que há alguns anos atrás.

Mudança no cenário

Mais do que nunca, atualmente as organizações geram muito mais volume de informações, o que requer ferramentas novas e mais robustas, como o Analytics e Big Data, por exemplo.

Além disso, tecnologias como machine learning e inteligência artificial, têm trazido às empresas data driven um novo olhar sobre a cultura organizacional, que passaram a planejar, gerenciar e executar com base em dados.

Esse conjunto de novas ferramentas são capazes de coletar, combinar e interpretar os dados de maneira que gere informações valiosas, que refinam a inteligência de uma organização, transformando os dados em respostas concretas e aplicáveis.

Portanto, empresas data driven são aquelas que entendem o contexto da transformação digital, olhando para o consumidor e criando vantagens competitivas por meio da tecnologia, o que garante decisões com alto valor no mercado.

Como aplicar na sua empresa?

Empresas data driven não nascem do dia para a noite, já que estamos nos referindo a uma cultura que precisa ser construída e alimentada dentro da organização, a aplicação desse conceito requer uma gestão atenta e o uso de ferramentas inteligentes.

Contudo, não basta apenas ter os melhores softwares automatizados se o seu negócio não compreende a mudança estrutural que precisa ser realizada em relação à cultura organizacional.

Muitas vezes, implementar tecnologias novas para o trabalho com dados requer um compromisso em incorporá-las ao dia a dia das equipes sem que estas impactem negativamente nas atividades.

Ou seja, é necessário uma liderança que justifique as decisões baseadas em dados e que tragam clareza aos colaboradores. Além disso, é preciso garantir a unicidade no acesso aos dados e proporcionar segurança na experimentação e testes das novas ferramentas.

Benefícios de aplicação das empresas

Empresas data driven, quando constroem uma cultura sólida orientada por dados, conseguem atingir objetivos que vão desde o aumento da eficiência dos produtos e serviços até a fidelização de clientes.

Isso acontece porque, ao analisar alguns dados, é possível compreender diversas informações de forma inteligente, que podem melhorar a experiência do cliente à medida que as suas necessidades são melhor compreendidas.

Melhoria no relacionamento e ações estratégicas

O primeiro benefício das empresas data driven é a possibilidade de personalizar as ações com base nos dados sobre o comportamento dos clientes, como as suas consultas de produtos e atividades nas mídias sociais.

Ao tratar devidamente estes dados, é possível refinar as ações de para atrair e converter os clientes, garantindo uma conexão maior com as necessidades deles e oferecendo soluções mais assertivas ao que procuram.

Redução de custos

Empresas data driven que oferecem produtos e serviços no mercado atual, certamente contam com estratégias de marketing como patrocínios, campanhas e promoções atrativas aos clientes, certo?

Com essas ações orientadas por dados, tratados da maneira correta, é possível reduzir custos à medida que o perfil dos consumidores é analisado previamente, o que garante ações totalmente voltadas ao consumidor ideal.

Novas oportunidades de mercado e prevenção de prejuízos

No universo das empresas data driven, é nítido que observar as mudanças no mercado é essencial, visto que o mercado tem trazido cada vez mais desafios, trazendo questões novas constantemente.

Por isso, é possível identificar as situações que possam trazer prejuízos ao negócio e se antecipar, preparando a organização com base em análises sobre as avaliações negativas no ambiente digital ou mesmo a entrada de produtos da concorrência.

Mais conversão e satisfação dos clientes

Com os itens anteriores melhores alinhados e com a constante análise de dados, é possível aumentar o número de conversões, já que a organização conhece o perfil ideal do consumidor e oferece soluções voltadas às suas necessidades.

Ou seja, empresas data driven conseguem atrair os leads mais qualificados e com maior potencial de conversão, além de entender os consumidores atuais e enxergar novas oportunidades de vendas.

Informação estratégica e decisões ágeis

Por fim, uma cultura data driven permite aprimorar os processos de um negócio em curso, consolidando ainda mais as suas atividades e compreendendo os diversos cenários que se apresentam no mercado.

Com dados e análises concretas e seguras sobre o comportamento dos consumidores e oportunidades de negócio, as decisões estratégicas passam a ter custos reduzidos e alinhamento entre as necessidades do consumidor e da empresa.

Ou seja, com as informações certas em mãos, é possível desenvolver novos itens, aumentar a produtividade e tomar decisões mais rápidas e assertivas, diminuindo erros e deixando de lado os achismos.

Portanto, coletar, analisar e interpretar dados com o objetivo de transformá-los em conhecimento estratégico, é se antecipar em relação à concorrência e alcançar os resultados que empresas data driven já vêm alcançando.

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